Ao invés de ler, ouça nossos artigos !

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Gabarito da Apostila de Atualidades do Prof Gesiel Oliveira

Acompanhem aí o gabarito da Apostila de Atualidades que muitos alunos adquiriram. Verifique como você se saiu e bons estudos:
Apostila de Atualidades: a mais vendida(mais de 1000 cópias)


GABARITO DA APOSTILA DE ATUALIDADES DO PROF GESIEL OLIVEIRA
LISTA DE QUESTÕES DE CONCURSOS
Prof Gesiel Oliveira

1- Recentemente, em julho de 2011, faleceu o ex-presidente Itamar Franco. A respeito da sua chegada ao poder e do seu governo, é correto afirmar:
A Venceu Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das eleições disputadas em 1994, graças ao sucesso do Plano Real, implementado no governo de Fernando Henrique Cardoso.
B Venceu Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1989 e organizou um governo de coalizão
nacional, do qual participaram todos os demais partidos políticos brasileiros, inclusive o PT.
C Assumiu a presidência após o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello e, com seu ministro Fernando Henrique Cardoso, implementou o Plano Real.
D Foi eleito em janeiro de 1985, em eleição direta pelo colégio eleitoral, e organizou um governo de reformas políticas e econômicas que permitiram sua reeleição em 1994.
E Foi eleito em 1994 devido ao sucesso do Plano Real implementado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, do qual participou como ministro da Fazenda.

2- A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi estabelecida em Washington, em 4 de abril de 1949. Sua criação está relacionada:
A Ao contexto de aproximação das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.
B Ao processo de liberalização da economia mundial que lançaria as bases da globalização.
C Ao processo de descolonização nos continentes africano e asiático.
D Ao contexto de polarização político-militar entre os países capitalistas e socialistas.
E Ao contexto de endividamento dos países europeus com as instituições financeiras
internacionais.

3- O mapa a seguir apresenta o número de migrantes que entraram em cada uma das regiões brasileiras e os que delas saíram em 2009. Sobre esse fenômeno e suas causas, assinale a alternativa correta:
A Uma parcela significativa dos migrantes que chegam à Região Nordeste é constituída por nordestinos que haviam migrado para outras regiões em períodos anteriores.
B O elevado saldo migratório registrado na Região Centro-Oeste pode ser explicado pela grande demanda por trabalhadores agrícolas, já que a agricultura da região caracteriza-se pela baixa intensidade tecnológica.
C A Região Sul apresenta saldo migratório positivo, em grande parte resultante da atração exercida pelas metrópoles nacionais que polarizam a região.
D A Região Norte apresenta saldo migratório negativo, reflexo da crise demográfica que se instalou no Amazonas após o fim da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).
E A Região Sudeste deixou de figurar como polo de atração de imigrantes, devido à estagnação dos espaços industriais nela situados.

4- Sobre as causas e/ou as consequências das mudanças registradas na dinâmica espacial da cultura de soja no Brasil ocorridas entre o Censo Agropecuário de 1996 e o de 2006, assinale a alternativa correta:
A A política de incremento da produção de alimentos para o consumo interno resultou em intenso crescimento da produção de soja no Centro-Oeste brasileiro.
B Nos cerrados nordestinos, o aumento da área plantada resultou no parcelamento das grandes propriedades e na democratização do acesso à terra.
C A diminuição da área plantada nos Estados do sul ocorreu em virtude da implementação do novo Código Florestal brasileiro.
D O aumento da área plantada nas franjas meridionais da Amazônia pode ser relacionado ao fim da obrigatoriedade da manutenção de uma reserva legal nas propriedades rurais.
E O cerrado foi o bioma brasileiro mais afetado pelo avanço da fronteira agrícola e pelo aumento da área plantada.

5- Leia atentamente o texto a seguir:
As Nações Unidas estimam que, até 2025, dois terços da população mundial sofrerão escassez, moderada ou severa, de água. Essa situação tem sido interpretada como resultante da falta física de água doce para o atendimento da demanda das populações da Terra. Entretanto, no plano geral, há água suficiente no mundo (...) para satisfazer as necessidades de todos. De fato, este cenário de escassez significa que, no ano 2025, apenas um terço da humanidade deverá dispor de dinheiro suficiente para pagar o serviço de abastecimento d’água decente, isto é, com regularidade de fornecimento e qualidade garantida da água.
Aldo Rebouças. O Ambiente Brasileiro: 500 anos de exploração.
In: Wagner Costa Ribeiro. (Org.) Patrimônio Ambiental Brasileiro. Edusp.
Considerando os argumentos do texto, é correto afirmar que:
a) A “crise da água” resulta do elevado crescimento da população dos países mais pobres.
b) A “crise da água” não pode ser enfrentada com as tecnologias disponíveis, por isso tende a se aprofundar.
c) No cenário projetado pela ONU, a escassez de água tenderá a se agravar devido à continuidade do processo de urbanização.
d) Fatores sociais e econômicos desempenham um papel importante no problema da escassez de água.
e) A água é um recurso natural renovável, portanto, a escassez resulta apenas da distribuição desigual desse recurso pela superfície da Terra.

6- O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta quarta-feira [3 de agosto] uma resolução condenando o presidente Bashar al-Assad pela violenta repressão às manifestações pró-democracia no país.
http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/08/03/em-meio-a-mais-violencia-conselho-da-onu-aprova-resolucao-contra-siria.jhtm
Sobre a crise da Síria, iniciada em março de 2011, e suas repercussões, assinale a alternativa correta:
A O Brasil não integra o Conselho de Segurança da ONU e, portanto, não assinou a resolução citada na reportagem.
B Assim como ocorreu no Egito, as manifestações na Síria contam com o apoio de parcela
importante das forças armadas.
C As manifestações pró-democracia contam com o apoio do partido nacionalista Baath, único
movimento oposicionista legalizado na Síria.
D As manifestações visam pôr um fim ao regime da família Assad, no poder desde 1971.
E A Liga Árabe classifica as manifestações da Síria como atos de vandalismo e condena qualquer forma de ingerência internacional na crise enfrentada pelo país.

7- A urbanização — o aumento da parcela urbana na população total — é inevitável e pode ser positiva. A atual concentração da pobreza, o crescimento das favelas e a ruptura social nas cidades compõem, de fato, um quadro ameaçador. Contudo, nenhum país na era industrial conseguiu atingir um crescimento econômico significativo sem a urbanização. As cidades concentram a pobreza, mas também representam a melhor oportunidade de se escapar dela.
Situação da População Mundial 2007: desencadeando o potencial de crescimento urbano. Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação coerente com os argumentos do texto:
a) No mundo contemporâneo, os governos devem substituir políticas públicas voltadas ao meio rural por políticas destinadas ao meio urbano.
b) A urbanização só terá efeitos positivos nas economias mais pobres se for controlada pelos governos, por meio de políticas de restrição ao êxodo rural.
c) A concentração populacional em grandes cidades é uma das principais causas da disseminação da pobreza nas sociedades contemporâneas.
d) Nos países mais pobres, o processo de urbanização é responsável pelo aprofundamento do ciclo vicioso da exclusão econômica e social.
e) Os benefícios da urbanização não são automáticos, pois há necessidade da contribuição das políticas públicas para que eles se realizem.

8- O tabloide dominical britânico News of the World, o mais vendido do país, foi fechado no dia 10 de julho por seu controlador, o grupo News International. [...] Publicado pela primeira vez há 168 anos, o jornal, cuja tiragem chegava a 2,8 milhões de exemplares a cada domingo, gerou um debate nacional sobre ética jornalística.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110714_entenda_news_of_the_world_atualiza.shtml

O escândalo que levou ao fechamento do tabloide britânico e atingiu um dos maiores conglomerados midiáticos do mundo, foi desencadeado

A pela divulgação de reportagens falsas envolvendo assuntos privados da família real.
B pela denúncia de contratos ilícitos envolvendo executivos do jornal e membros do parlamento.
C pelo uso sistemático de métodos de espionagens ilegais, especialmente escutas telefônicas.
D pelo descumprimento sistemático da lei de imprensa vigente naquele país, que exige direito de resposta.
E pela agressão sofrida pelo executivo Rupert Murdoch durante seção no parlamento.

9- As commodities representaram 71% do valor exportado pelo Brasil de janeiro a maio. Nos cinco primeiros meses do ano passado essa participação era de 67%. As vendas ao exterior desses produtos avançaram 39,1%, muito mais que as dos manufaturados, 15,1%. Os cálculos são da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), obedecendo a critérios diferentes dos seguidos pelo Ministério do Desenvolvimento, já que incluem commodities classificadas como semimanufaturados e mesmo alguns produtos considerados manufaturados pelas estatísticas oficiais. Entre esses itens estão açúcar refinado, combustíveis, café solúvel e alumínio em barras.
http://www.iedi.org.br/artigos/imprensa/2011/iedi_na_imprensa_20110629_commodities_ja_representam_71_das_exportacoes_do_pais.html

A reportagem revela uma mudança gradual no perfil das exportações brasileiras. Sobre esse tema, é correto afirmar:
A Apesar do aumento da participação das commodities na pauta de exportações, o Brasil apresenta superávit na balança comercial dos produtos manufaturados.
B O aumento da exportação brasileira de commodities, mencionado na reportagem, está
fortemente baseado no crescimento da demanda asiática.
C Nos últimos anos, o Brasil vem aumentando exponencialmente a sua participação no comércio de produtos de alta e média intensidade tecnológica.
D A mudança revelada pela reportagem resulta da maior diversificação do setor produtivo
brasileiro.
E O câmbio valorizado foi um dos fatores que contribuíram para o aumento das vendas externas, tanto de commodities como de manufaturados.

10- O rebaixamento da nota de classificação de risco dos Estados Unidos, pela Standard e Poor’s, gerou uma nova onda de pânico no mercado global. A segunda-feira 8 [de agosto] abriu com queda nas bolsas de valores do mundo inteiro – a Bovespa foi uma das mais prejudicadas, com queda de 8,08% – e o Banco Central Europeu tratou de fortalecer os países do bloco para evitar novos rebaixamentos, por meio da injeção de capital e controle de taxas cambiais.
http://www.cartacapital.com.br/economia/a-decada-perdida-para-a-europa
O rebaixamento da nota de classificação mencionado na reportagem ocorreu no contexto:
A da crise da dívida pública estadunidense, que atualmente equivale a mais que 100% do PIB do país.
B da disputa entre republicanos e democratas, que inviabilizou o acordo que ampliaria o teto de endividamento dos Estados Unidos.
C da adoção de medidas de regulamentação do setor financeiro, o que produziu a desvalorização dos títulos emitidos pelo Tesouro estadunidense.
D da crise da zona do euro, que já provocou o rebaixamento da nota de classificação da França e da Alemanha.
E de um erro de cálculo da Standard e Poor’s, já assumido publicamente pela agência.

11 - (CESPE/2012) O novo Código Florestal, que passou, neste ano, pelo crivo da Câmara e do Senado, vem causando grande polêmica e opiniões contraditórias: ruralistas (proprietários de terra, produtores rurais) e ambientalistas têm posições contrárias. Considerando que esta questão foi elaborada, ainda antes, da aprovação do novo texto no Senado, assinale a alternativa correta a respeito dos pontos polêmicos, nas discussões.
a) Os ruralistas concordam com a manutenção das regras relativas às Áreas de Preservação Permanente – APP, principalmente nas propriedades que sofreram, em tempos passados, desmatamento extensivo até a margem dos rios, mas discordam do princípio da compensação de áreas desvinculadas da propriedade.
b) Os ambientalistas defendem a manutenção da Reserva Legal, optando pela redução das Áreas de Preservação Permanente, que não seriam tão importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental.
c) Ruralistas e ambientalistas reconhecem que, no Brasil, a ampliação das áreas agrícolas não é necessária, pois as tecnologias avançadas promovem um aumento da produtividade e da produção em geral, sem que seja necessário ocupar novas terras. Portanto, estão acordes com relação ao aumento das áreas preservadas.
d) A Reserva Legal é a parcela de terras dentro de cada propriedade rural que deveria manter a vegetação original para garantir a biodiversidade da área, protegendo sua fauna e flora. Sua extensão varia de acordo com a região do país, sendo maior na Amazônia, tanto nos biomas de floresta como de cerrado e menor em outras regiões. A dimensão dessa área de Reserva Legal são pontos polêmicos na elaboração do novo Código Florestal.
e) Os ambientalistas lutam pela manutenção do princípio da compensação, isto é, que o agricultor possa arrolar como Reserva Legal uma área situada em outro local e bioma, não necessariamente vinculada à propriedade ou ao tipo de vegetação da área explorada.

12- (CESPE/2012) A chamada “crise do Euro” é, na verdade, uma crise econômica do capitalismo e particularmente europeia. São muitos os motivos e os problemas que afetam os países do Euro. Assinale a alternativa correta a respeito dessa crise na economia de países europeus.
a) O Euro unificou as economias dos países que aderiram ao mesmo, uniformizando os investimentos na produção e no consumo de bens, havendo consenso entre os países membros sobre o assunto. A zona do euro substituiu, com vantagens, o antigo pacto da União Europeia, que deixou de existir.
b) Os bancos, com seus financiamentos e taxas de juros, constituem um elemento importante da crise europeia que pode ser entendida, também, como uma crise do sistema financeiro, visto que cobram dos países aos quais fizeram empréstimos, juros e/ou dividendos que não condizem com os lucros da economia desses países devedores. Ocorre que os juros, por exemplo, estabelecidos pelos credores crescem mais do que os dividendos ou lucros reais das empresas devedoras.
c) A crise do Euro manifestou-se principalmente em países da Europa Oriental, como a Grécia. Mas em vista do isolamento dessas nações, vem afetando pouco os países mais desenvolvidos da Europa Ocidental, como França e Espanha.
d) A crise do Euro não envolve problemas de liquidez ou de falta de dinheiro no mercado europeu. Portanto, a inflação não é uma ameaça ao sistema. Igualmente, o princípio do socorro mútuo e da partilha das dívidas de forma igualitária entre todos os países membros, afasta o risco de uma economia ruir.
e) Apesar de a crise europeia estar ameaçada pela recessão e/ou pelo endividamento de alguns países, como a Itália, a Alemanha e a Grécia, há um entendimento entre os países do Euro que o bloco deve permanecer unido e que o setor público é o único que ainda não foi atingido e não apresentou déficit, constituindo o principal suporte da crise do setor privado.

13- (CESPE/2012) Assinale a alternativa INCORRETA sobre as diretrizes da política neoliberal implementada por tecnocratas das instituições financeiras internacionais e aplicada aos países da América do Sul na década de 90 do século XX.
a) Redução das taxas de juros, tanto da dívida externa como dos financiamentos internos, aumentando a liquidez e favorecendo os investimentos da indústria nacional.
b) Reforma Tributária e disciplina fiscal.
c) Redução de gastos públicos e privatização de empresas estatais.
d) Liberalização do comércio e fim das restrições aos investimentos estrangeiros.
e) O pleno restabelecimento das leis de mercado, com eliminação de medidas protecionistas, tais como: reserva de mercado para os produtos nacionais, taxação elevada de produtos estrangeiros ou manipulação das taxas de câmbio, segundo interesses do país.

14 (CESPE/2012) – Sobre as políticas indigenistas oficiais e as políticas reivindicatórias dos grupos indígenas, no Brasil e em outros países da América do Sul, como o Peru e Bolívia, assinale a alternativa correta.
a) As lideranças tiveram atuação muito maior até a década de 1960, perdendo terreno com o discurso ambiental e o reconhecimento de sua inferioridade numérica e social. Os grupos indígenas da América não aparecem mais como atores sociais e ativistas.
b) Os grupos indígenas sul-americanos reivindicam, principalmente, a assimilação das tribos à sociedade moderna e à cultura hegemônica, com maior participação no mercado de trabalho e na vida urbana.
c) Na Amazônia, as ações ambientalistas entram em confronto com os interesses dos grupos indígenas, pois a conservação das grandes áreas de floresta depende, basicamente, da retirada dos seringueiros e dos grupos indígenas que vivem das atividades extrativas vegetais.
d) As organizações não governamentais de apoio aos grupos indígenas atuam no sentido de eliminar as diferenças raciais e religiosas, inserindo o índio na sociedade moderna. Esse trabalho ficou bem claro na ação da religiosa Dorothy Stang, assassinada por trabalhadores sem-terra que se opunham à ação da organização não governamental.
e) No Brasil, grupos indígenas procuram assegurar seus direitos propondo modificações nas legislações indigenistas oficiais visando consolidar a posse de seus territórios e a manutenção da identidade cultural dos grupos.

15-(CESPE/2012) – O desenvolvimento regional ou microrregional pode ser acelerado por meio de investimentos em ciência e tecnologia, a partir, mesmo, dos governos locais ou de iniciativas regionais, não afetas (sic) diretamente a União. Assinale a alternativa que NÃO constitui uma estratégia no âmbito da ciência e tecnologia, passível de constituir um elemento de fortalecimento de economias locais ou regionais.
a) Incentivo à introdução de inovações nas cadeias produtivas, aumentando a produtividade ou, de alguma forma, reduzindo custos ou perdas ao longo da cadeia de produção.
b) Incentivo às iniciativas de desenvolvimento sustentável, isto é, às práticas ou estratégias que resultem em uma relação de custo/benefício mais positiva, particularmente com relação à sustentabilidade ambiental.
c) Melhoria nas condições de assistência médica pública, principalmente com relação aos procedimentos do atendimento básico ambulatorial ao grupo de idosos, que é o grupo social que mais cresce, fomentando os programas de previdência privada e de aposentadoria precoce.
d) Articulação das políticas locais e regionais de ciência e tecnologia com os atores da governança local, no sentido de tornar as empresas da região mais competitivas no mercado local, regional, nacional e/ou internacional.
e) Investimentos em todos os níveis educacionais, mas principalmente em educação superior, com incremento na produção de ciência e no desenvolvimento de pesquisas que atendam às demandas do setor produtivo local ou regional.

16 (Caixa Econômica/2012) - Observe a imagem e assinale a alternativa que se pede:
 Até o Cristo Redentor ganhou faixa em protesto contra novas regras para os royalties. Depois de amanhã, haverá manifestações na Candelária.
Adaptado de O globo, 08 de nov. 2011.

O protesto noticiado refere-se à demanda de políticos e de segmentos da sociedade fluminense em relação à atual proposta de redistribuição dos royalties da produção de petróleo entre os estados federativos.

Além do Rio de Janeiro, a unidade da federação que, de fato, se vê ameaçada de perdas significativas face a essa atual proposta é o estado do
a)     Piauí
b)     Pará
c)     Paraná
d)     Minas Gerais
e)     Espírito santo

17 - (Caixa Econômica/2012) - Observe a imagem e assinale a alternativa que se pede:
 “A crise nos países centrais levou o jornalão ‘The Independent’, londrino, a prever que ‘os ricos ficarão mais ricos, e os pobres, mais pobres.’ Deve ser terrível viver num país onde ....você sabe
O comentário acima faz referência à interpretação de um jornal europeu acerca da atual crise dos países centrais e de seus possíveis desdobramentos.
No contexto específico dessa interpretação, que se refere a países europeus, o complemento que dá sentido à frase “Deve ser terrível num país onde...”é o seguinte:
a)      Os processos de integração são recentes.
b)      As disparidades regionais são históricas.
c)      As diferenças culturais são irrelevantes.
d)      As desigualdades sociais são crescentes.
e)      Os recursos diplomáticos são inoperantes.

18-.A Presidenta Dilma criticou guerra cambial feita por países desenvolvidos.
Ela afirmou que desenvolvidos agem de forma “perversa” com emergentes e disse também que países desenvolvidos fazem:
a) 'tsunami monetário'
b) aumentar o valor da importação
c) diminuir o dólar comercial
d) aumentar o dólar comercial
e) a estabilização do dólar comercial no Brasil

19. Foi publicada no Diário Oficial da União do dia cinco de março de 2012 a resolução que diminui o imposto de importação do dissocianato de tolueno. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior para:
a) que o dólar não continue subindo
b) evitar o possível desabastecimento do produto
c) que seja possível um aumento salarial para os funcionários
d) que o dólar se estabilize em R$: 1,70
e) que seja contratado mais funcionários nas fabricas

20. O ministro Aloizio Mercadante quer um terço dos recursos do Pré-sal para:
a) a saúde
b) a educação
c) a geração de emprego
d) a construção de estradas
e) o fome zero

21 O plenário da Câmara dos Deputados volta a discutir o projeto do novo Código Florestal, um dos mais polêmicos que tramitam no Congresso Nacional por:
a) oferecer maiores gastos aos cofres públicos
b) trazer um desequilíbrio florestal de grande magnitude
c) não ser tão rígido com o desmatamento florestal
d) defender o uso de espaço florestal para a criação de usinas e aeroportos.
e) opor interesses da bancada ruralista e dos ligados à área ambiental.

22 O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que a insatisfação do PMDB com o governo federal é resultado:
a) de tensão pré-eleitoral
b) da má administração
c) do mau uso das verbas públicas
d) da aprovação de leis que prejudica a nação
e) da criação de novos cargos comissionados

23- Os conflitos que vem acontecendo no Egito atualmente entre o povo e as autoridades são contra:
a) Aos altos impostos.
b) As reformas políticas.
c)
O governo do presidente Hosni Mubarak (Obs.: que foi deposto em 11/02/12)
d) As taxas enormes de importação
e) A criação de um novo governo monárquico.

24. O governo do Egito Hosni Mubarak está no poder há:
a) 5 anos
b) 10 anos
c) 15 anos
d) 30 anos
e) 40 anos

25. As Manifestações e Protestos no Egito foram convocados pela rede mundial de computadores sob o nome de:
a) Dia da ira
b) O grande protesto
c) Manifestação do ano
d) O fim do governo
e) O fim da ditadura

26. São motivos para as manifestações no Egito, exceto:
a) altos índices de desemprego
b) autoritarismo do governo
c) níveis elevados de corrupção
d) falta de moradia, inflação, falta de liberdade de expressão e más condições de vida.
e) Baixo investimento na educação promovendo o alto índice de analfabetismo.
27. Um funcionário do governo norte-americano disse que os protestos são ‘uma grande oportunidade’ para que Mubarak, um dos principais aliados dos EUA na região, promova:
a) reformas políticas
b) uma grande invasão militar.
c) o crescimento do poder ditador
d) movimentos ditatoriais em outros países.
e) a união de grupos militares de países aliados.

28.Nos últimos dias o Supremo Tribunal Federal tomou uma decisão sobre a Lei da Ficha Limpa que impedia 149 candidatos de tomar posse por causa de condenações judiciais, assinale a decisão tomada pelo STF:
a) Anulou
b) Aumentou o prazo
c) Impetrou
d) promulgou
e) sancionou

29. O presidente dos Estados Unidos fez uma visita ao Brasil este ano de 2011 e decidiu visitar mais dois países na América latina:
a) Uruguai e El Salvador
b) Paraguai e Chile
c) Uruguai e Chile
d)
Chile e El Salvador
e) Paraguai e Uruguai

30. Após as visitas ao Brasil e ao Chile, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou na tarde desta terça-feira a El Salvador, onde fica até amanhã, finalizando seu giro pela América Latina.

Com a visita do presidente Barack Obama a presidenta Dilma bateu de frente com os EUA com dois assuntos polêmicos:
a) A intervenção na crise política em Honduras e a Defesa do programa nuclear iraniano.
b) A exploração de petróleo da reserva Pré-sal e a criação de novas usinas nucleares.
c) A guerra cambial diante da baixa do dólar e o valor da baixa taxa de importação.
d) A crise do dólar por causa das exportações e o incentivo as importações.
e) Apoio ao governo da Líbia e o incentivo a construções de novas usinas nucleares.

2 comentários :

  1. ola professor tudo bem com o senhor, sou seu aluno aqui do conexao Santana, gostaria se saber o gabarito da sua oficina de atualidade. obrigado lhe aguardo meu nome EDELSON. edelson4@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. ola prof. participei da oficina na FATECH, onde foi abordado a geografia d amapá, com questões da universa, e a aula terminou antes d concluirmos as questões, faltou o gabarito da 04 a 11, e não peguei com o prof marco antonio. abraços

    ResponderExcluir