Pular para o conteúdo principal

Conheça um resumo da história da Assembleia de Deus no Amapá - Por Gesiel Oliveira

O avivamento da Rua Azusa, Los Angeles, CA – EUA

Na virada do século XX, Deus trouxe um grande despertamento em várias partes do mundo. Oração, vida de santidade e valorização da Palavra estavam no epicentro desse mover. Nos Estados Unidos, muitas igrejas foram renovadas.

Agnes Ozman (1870-1937), uma jovem de 18 anos, aluna de Charles Fox Parham na Bethel Bible School, em Topeka, Kansas, foi a primeira pessoa a receber o batismo com o Espírito Santo.

A data é 1o de janeiro de 1901. Em Los Angeles, Califórnia, o movimento pentecostal ganhou fama através da missão da Rua Azusa, 312, sob a liderança do pastor William Joseph Seymour (1870-1922). Em 1905, um pequeno grupo de crentes afro-americanos, famintos por avivamento, foram expulsos da Segunda Igreja Batista de Los Angeles. Eventualmente, eles começaram a se reunir em uma casa na Rua Bonnie Brae, onde os sinais de avivamento e manifestações espirituais começaram a juntar um crescente número de participantes. O improvável líder desse grupo foi um humilde, não muito estudado, filho de ex-escravos, chamado William Joseph Seymour. Para Seymour, a mensagem da hora era o renovo de Pentecostes, evidenciado pelo enchimento do Espírito Santo.

Por sua vez, Chicago, tornou-se um centro irradiador do pentecostes para o mundo. Vários pioneiros do avivamento mundial foram influenciados pelo derramar do Espírito Santo em igrejas dessa cidade. Entre eles, Daniel Berg e Gunnar Vingren. Pouco tempo depois, Gunnar Vingren participou de uma convenção de igrejas batistas, em Chicago. Essas igrejas aceitaram o Movimento Pentecostal. Ali ele conheceu outro jovem sueco que se chamava Daniel Berg. Esse jovem também fora batizado com o Espírito Santo.

Após uma ampla troca de informações, experiências e ideias, Daniel Berg e Gunnar Vingren descobriram que Deus os estava guiando numa mesma direção, isto é: o Senhor desejava enviá-los com a mensagem do Evangelho a terras distantes, mas nenhum dos dois sabia exatamente para onde seriam enviados.

O chamado

Em 1902, Daniel Gustav Högberg, um jovem sueco de 18 anos de idade, viaja para os Estados Unidos à procura de trabalho. Ano seguinte, é a vez de Adolph Gunnar Vingren seguir o mesmo destino, aos 23 anos.

“Ali, sem se conhecerem e morando em cidades diferentes, são preparados por Deus para uma grande obra”

Daniel Berg é batizado com o Espírito Santo em 1909 durante o regresso de uma visita à Suécia. Gunnar Vingren é batizado com o Espírito Santo em novembro de 1909 enquanto participa de uma conferência na Primeira igreja Batista Sueca, em Chicago.

Certo dia, Berg e Vingren foram visitar um membro da igreja chamado Olof Adolf Uldin. Ali, enquanto oravam, o Espírito de Deus veio poderosamente sobre o grupo. Uldin profetizou que Daniel Berg e Gunnar Vingren seriam enviados ao “Pará”, onde pregariam os rudimentos do Evangelho a um povo simples.

Viagem para Belém do Pará

Gunnar Vingren e Daniel Berg foram a uma biblioteca pública. Localizaram o “Pará” junto à linha do Equador, encravado na floresta amazônica. A missão agora tinha rumo.

A igreja local levantara uma pequena oferta, suficiente apenas para que chegassem à Nova York, lugar de onde embarcariam para o Brasil.

Ressalte-se que Daniel Berg e Gunnar Vingren não foram enviados por nenhuma igreja ou junta missionária. Logo, não tinham a segurança de qualquer sustento. Eles confiaram exclusivamente no cuidado divino. Somente anos mais tarde passariam a receber auxílio financeiro da igreja Filadélfia, na Suécia.

Sem muitos recursos, Daniel Berg e Gunnar Vingren viajaram de terceira classe. O porão, sem nenhuma ventilação. Não havia cadeiras. A comida era péssima. Uma concha de sopa e uma fila interminável. O chão fora recoberto de serragem pela companhia, querendo poupar serviço de limpeza com passageiros que enjoassem a bordo. Assim viajaram os fundadores da Assembleia de Deus.

Ao mesmo tempo, em suas orações tiveram a chamada missionária e chegaram ao nosso país, a Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910. Esses consagrados homens de Deus, com um pequeno grupo e humilde grupo de crentes, fundaram, em 18 de junho de 1911, Missão da Fé Apostólica, rebatizada, em 11 de janeiro de 1918, como Assembleia de Deus.





Em Belém a fama do pároco local já corria, e por lá sabiam que não seria fácil implantar o evangelho no Amapá, então parte do Estado Pará. A Assembleia de Deus, só chegou oficialmente em 1917, mas ainda em 26/06/1916 o Evangelista colombiano CLÍMACO BUENO AZA, que se converteu ao evangelho em Belém/PA em 1913, chegou aqui trazendo Bíblias e literaturas. Foi a forma encontrada para penetrar na fechada Macapá, fechada especialmente para outras religiões que não fosse o catolicismo. Clímaco não chegou a ganhar nenhuma alma, mas a mensagem de suas literaturas mexeu fortemente com o povo de Macapá. A Palavra penetrou nos corações. Mas a presença de um forasteiro não passou despercebido e acabou incomodando bastante o pároco local, a ponto disso provocar a prisão de Clímaco, e este ser posto na cela da Fortaleza de São José de Macapá por uma semana, e ter suas Bíblias e literaturas queimadas em praça pública, antes de ser solto por um Habeas Corpus proveniente da justiça paraense, e em seguida ser expulso e escoltado até o cais de Macapá de volta à Belém. Nenhum alma foi ganha, nenhum culto dirigido, mas a semente ficou plantada.
O evangelista Clímaco Aza não desanimou, e após a primeira visita em 26/06/1916, retornou no final do mesmo ano, numa segunda viagem e encarregou o evangelista Manoel José de Matos Caravela a responsabilidade de dar continuidade no trabalho que havia iniciado e assim, em 27 de junho de 1917 era fundada a Assembleia de Deus em Macapá-AP.


Um ano se passou e o primeiro culto da Assembleia de Deus só aconteceu mesmo em 27 de junho de 1917, com a chegada do Ev. MANOEL JOSÉ DE MATOS CARAVELA, que com um grupo de seis pessoas realizou o primeiro culto protestante-evangélico em terras Tucujus. Na época, Macapá resumia-se a uma pequena vila com quase mil habitantes, dispostos no entorno do Forte. Macapá era um município perdido no norte do Estado do Pará. Esquecido pelo poder central. A população sofria frequentemente com a malária, febre amarela, tuberculose e hanseníase. A capital do Amapá até então era o Município de Amapá. Macapá só passou a ser capital do Território Federal do Amapá pelo Decreto-lei no 6.550, de 31 de maio de 1944.

Ev. MANOEL JOSÉ DE MATOS CARAVELA


Rua Tiradentes 1950 - Ponte situada à Rua Coronel José Serafim, sobre um pantanal então existente, em 1950 que ligava o bairro alto ao bairro da Fortaleza, hoje este é o lugar onde fica a Rua Tiradente
Rua Tiradentes 1950 - Ponte situada à Rua Coronel José Serafim, sobre um pantanal então existente, em 1950 que ligava o bairro alto ao bairro da Fortaleza, hoje este é o lugar onde fica a Rua Tiradentes.


Macapá em 1917 era um verdadeiro pântano com inúmeras doença tropicais endêmicas, que se tornava uma grande barreira para sua ocupação definitiva. Uma grande ressaca dominava a paisagem central, andava-se sobre pontes em quase toda a sua extensão. Era o Natal de 1917, terça-feira. Neste dia, lembrado em todo o mundo cristão, na pequena cidade de Macapá a Irmã RAIMUNDA PAULA DE ARAÚJO foi batizada nas águas, e com o Espírito Santo e falou em outras línguas, com tanto poder que os presentes ficaram atemorizados. LEÃO ZAGURY, comerciante judeu da cidade, ficou tão emocionado e maravilhado com a mensagem que ouviu que não se conteve e falou em alta voz, no meio da multidão: “Eis que vejo a glória do Deus de Israel, pois esta mulher falou em minha própria língua”. Na verdade, os anos não podem esconder tão eloquente testemunho. Aquele homem não era evangélico, mas Deus permitiu que essa mulher falasse a sua língua (hebraico), para que as maravilhas de Deus fossem manifestadas. Na época dos pastores FLÁVIO MONTEIRO e JOÃO ALVES foram construídos uma casa de oração não de alvenaria, esta era pequena e o trabalho ainda não havia se expandido. Quando a expansão começou a acontecer, surgiu a necessidade de um templo maior e que funcionasse como sede.


Em 1º de abril de 1948 (quinta-feira), a igreja recebe novo pastor, DEOCLECIANO CABRALZINHO DE ASSIS. Este lançou a pedra fundamental do 1º Templo. A inauguração deste Templo deu-se na liderança do Pr. VICENTE RÊGO BARROS. A fim de assumir a direção dos trabalhos da Assembleia de Deus nesta cidade, em substituição ao Pr. ANANIAS GOMES DA SILVA, o qual foi transferido para Igarapé Açú-PA, assumiu o pastorado desta igreja Pr. OTONIEL ALVES DE ALENCAR, assumindo a liderança da Igreja em culto especial no dia 28 de novembro de 1962. Foram 32 anos de muita trabalho, ensino, palavra, fé e amor para com esse rebanho que não parava de crescer.

Pr Deocleciano Cabralzinho de Assis


Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja: Pr. OTON MIRANDA DE ALENCAR, que presidiu a igreja até 20/11/2022. Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja Mãe como: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chagas), dentre várias outras de grande expressão que se multiplicaram no Amapá. O Pr Oton Miranda de Alencar passou o cajado da Assembleia de Deus A Pioneira no dia 20 de novembro de 2022 para o Pastor Iaci Pelaes, um pastor dinâmico, visionário e com uma visão de expansão qualificada com foco do fortalecimento espiritual das famílias. 

O Pastor Iaci Pelaes dos Reis, é amapaense, nascido no dia 30/04/1964, macapaense. É filho de Raimundo Mourão dos Reis e Virgínia Pelaes dos Reis. É casado com a Pastora Rosiléia de Oliveira Pelaes, com quem tem dois filhos: Igor e Aron. Na esfera profissional, o pastor IACI é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá e Professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá. Possui pós-graduado lato sensu em Direito Penal e doutorado em Direito e Justiça pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. No âmbito acadêmico, é membro vitalício da Academia de Letras Evangélica Amapaense, ocupante da Cadeira nº 07, cujo patrono é Russel Philip Shedd. Também já prefaciou diversas obras literárias cristãs e seculares. Na vida eclesiástica, é Bacharel em Teologia, ministro do Evangelho e Pastor Presidente da Assembleia de Deus Igreja Mãe no Amapá e Presidente da Convenção UFIADAP – União Fraternal das Igrejas Assembleias de Deus no Estado do Amapá. Antes de assumir definitivamente a presidência da Igreja, por quase duas décadas foi vice-presidente e, em destaque, dedicou-se, com sua esposa, até a presente data, a um trabalho muito especial, denominado MINISTÉRIO DA MISSÃO COM A FAMÍLIA, que engloba o ECC – Encontro de Casais com Cristo, o EJC – Encontro de Jovens com Cristo e o EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo e, mais recentemente, o ECD – Encontro com Deus, trabalhos que têm trazido renovo espiritual para a membresia da igreja e despertamento para o meio social amapaense e de outros estados do nosso Brasil.

Presidentes das maiores Assembleias de Deus no Amapá

Pr Iaci Pelaes dos Reis assumiu a presidência da AD A Pioneira em 22/11/2022


Lista dos Pastores Presidente da Assembleia de Deus Igreja Mãe no Amapá:

1º PRECURSOR 
Missionário: CLÍMACO BUENO AZA
Período: 26.06.1916.

2º PRECURSOR
Pr. MANOEL JOSÉ DE MATOS CARAVELA
Fundou a Igreja Em 27 de Junho de 1917.

A igreja em Belém do Pará passa a enviar missionários para visitarem e manterem o trabalho funcionando aqui no Amapá no
período: 1918 a 1940. (22 Anos)

Pastores que estivem aqui Décadas de 20 a 40
• SAMUEL NYSTRON; 
• DANIEL BERG;
• NELS JULIUS NELSON;
• CRISPINIANO MELO;
• JOSÉ FELINTO; 
• JOSÉ MORAIS;
• FRANCISCO GASPAR; 
• FRANCISCO VITOR;
• APOLINÁRIO COSTA;
• JOSÉ LOURENÇO;
• JOVINIANO LOBATO;
• JANUÁRIO SOARES E OUTROS.

A partir de então chegaram os pastores para ficarem em definitivo e se mudaram para Macapá.

PRESIDENTES

1º PRESIDENTE 
Pr JOÃO ALVES 
Ano:1941

2º PRESIDENTE
Pr. FLÁVIO MONTEIRO
Ano: 1942

3º PRESIDENTE
Pr. DEOCLECIANO CABRALZINHO DE ASSIS
Ano: 1948.

4º PRESIDENTE
Pr. VICENTE REGO BARROS 
Ano: 1954.
 
5º PRESIDENTE
Pr. ANANIAS GOMES DA SILVA 
Período: 1961.

6º PRESIDENTE
08. Pr. OTONIEL ALVES DE ALENCAR
Período: 1962 – 1994 / 32 Anos.

7º PRESIDENTE
Rev. Dr. OTON MIRANDA DE ALENCAR (com esposa)
Período: 1994 a 2022 – 30 Anos.

8º PRESIDENTE
Rev. Dr. IACI PELAES DOS REIS
Período: 20 de Novembro de 2022 até a presente data


Obs nº 1: De 1920 a 1940 a igreja não teve pastor fixo e, por via de consequência, não teve presidente;

Obs nº 2: José Pinto de Menezes foi presidente interino por três vezes (1954, 1961 e 1962) e apenas por um mês, enquanto chegava o presidente definitivo;

Obs nº 3: José de Souza Reis foi pastor no município de Amapá e não do Estado do Amapá. Os livros da CPAD confundem o município com o Estado que tem o mesmo nome.

Fonte: RODRIGUES, Besaliel. História da Assembleia de Deus em Macapá. Macapá/AP: Gráfica Diniz, 2001, 85p.


História da Assembleia de Deus Zona Norte e da COMADEZON

Muita gente confunde, mas há uma diferença entre essas duas instituições que são interdependentes. A Assembleia de Deus Zona Norte é a igreja em Macapá, contando hoje com dezenas de igrejas. Já a COMADEZON é a convenção que surgiu bastante tempo depois, e que congrega as igrejas que surgiram a partir da ADZN, e se espalharam para os municípios do Estado Amapá, para outros Estados brasileiros e até para outros países.

A história dessas duas instituições surge no dia 10/12/1988 com a chegada a Macapá do Pr Dimas Leite Rabelo com sua família, proveniente de Ferreira Gomes onde era pastor e candidatou-se a Prefeito perdendo por apenas 5 votos de diferença. Foi Deus que quis assim. Ele chegou com a sua esposa e seus seis filhinhos, e enfrentou grandes dificuldades no início da obra no bairro Jardim Felicidade I. Em um lugar onde não havia luz elétrica, água tratada, na periferia de Macapá, o sonho começava. Mas nada apagou ou impediu a sua fé e esperança.

Pr Dimas Leite Rabelo Presidente da AD Zona Norte da COMADEZON


A Prª Clarice Rabelo (esposa do Pr Dimas) assumiu a direção do Círculo de Oração e desde então está a frente desse lindo e crescente círculo de oração até hoje. A primeira e pequena igrejinha de madeira, localizada ao lado de onde hoje fica o Posto de Saúde Marcelo Cândia, logo ficou pequena por contra do trabalho e dinamismo deste humilde servo de Deus. E por conta disso foi preciso construir um templo maior.

No dia 06.06.1989 um novo templo em alvenaria, bem maior e mais confortável foi inaugurado pelo Pr Dimas Leite Rabelo na Av Antônio Carlos Reis, 3202, no Jardim Felicidade I. Foi o Pr Dimas que fundou e implantou a igreja no endereço da Av Antônio Carlos Reis, 3272, que até então se chamava de "Assembleia de Deus do Jardim Felicidade", que mais tarde passaria a se chamar de Assembleia de Deus Zona Norte. A sede desse novo trabalho foi inaugurada trazendo um novo rumo, novas perspectivas e congregando uma juventude bem maior, a primeira congregação e os primeiros conjuntos: Novas de Paz e Fonte da Vida formavam a recém-criada UMADJAF – União de Mocidade da Assembleia de Deus do campo Jardim Felicidade.

Em 1999 a Assembleia de Deus do Jardim Felicidade passa a se chamar de Assembleia de Deus Zona Norte de Macapá com a criação de seu estatuto e regimento interno. Com um novo rumo e novos desafios. Já tínhamos 8 congregações. Uma nova arrancada. Aquele punhado de crentes se multiplicava a cada ano. Novos desafios, grandes congressos e multidões se voltaram para Cristo.

Em 2001, o crescimento, a expansão, novas metas. Várias congregações (já eram 10 ao todo). Muitos jovens e a nova sigla surgia: UJAMA – União de Jovens Assembleianos em Macapá.

Em 02/11/2003, às 08:30h teve início a Construção da Catedral da Assembleia de Deus Zona Norte, um dos maiores templos do Amapá e uma nova geração de jovens adoradores. Muitos obreiros e membros se levantam para impactar essa geração com muito avivamento.

Em 20.11.2009 surge a COMADEZON fundada pelo Pr. Dimas Leite Rabelo. E com ela veio a expansão. Um novo tempo de vitória e uma nova Convenção surgiu no Amapá: a COMEDEZON (Convenção das Assembleias de Deus Ministério Zona Norte). Uma nova história que mudou a realidade do evangelho no Estado do Amapá. Antes eram apenas 24 congregações, hoje 10 anos depois, já são 191, um incrível crescimento de quase 700% em uma década. A nova Catedral é o símbolo de um novo tempo de sonhos maiores, de desafios missionários e evangelísticos gigantes, e devido o avanço para outras nações, passa agora também a ser a sede internacional da COMADEZON, localizada na Av. Sebastião Queiroz de Alcântara, 3072, ao lado da feira do Agricultor do Jardim Felicidade I. A Catedral da Assembleia de Deus Zona Norte demorou 15 para ser construída e foi inaugurada às 18:30h do dia 27/07/2019. 

A ação da igrejas igrejas da Assembleia de Deus no Amapá

A Assembleia de Deus está completando um século pregando o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo e fazendo obras sociais e humanitárias em terras Tucujus. Suas igrejas estão estabelecidas nos mais distantes lugares, interiores e regiões ribeirinhas da vasta floresta amazônica em terras amapaense, onde nem mesmo a União, Estado ou município conseguiram alcançar. Dos 811 mil habitantes que existem no Amapá, 35% são da Assembleia de Deus. Estima-se que existam cerca de 1200 igrejas Assembleia de Deus no Amapá.

A Assembleia de Deus tem feito um importante trabalho recuperando cidadãos egressos de penitenciárias, grupos de risco social e viciados, reintegrando-os à sociedade como cidadãos de bem. Essa igreja tem fomentado a paz, união, respeito, fraternidade e princípios cristãos, criando com isso cidadãos cônscios de seus direitos e deveres. Essa igreja faz um trabalho enorme restabelecendo lares desestruturados, recuperando drogados, e delinquentes, fortalecendo os laços familiares e atuando como importante barreira contra o esfacelamento e degradação familiar decorrente das mazelas sociais amapaenses.

A presença da igreja inibe e diminui os índices de violência, suicídios e outras mazelas sociais no nosso Estado, representando um forte aliado na diminuição dos gastos públicos com saúde, violência e educação. Nenhum programa de governo jamais alcançou, nem de longe, com tamanha eficiência, tantos desajustados sociais, alcoólatras, dependentes do tabaco, da bebida, maconha, da cocaína, dependentes químicos, etc. A Assembleia de Deus sempre trabalhou incansavelmente na recuperação de vidas, o que infelizmente nem sempre é reconhecido pelas nossas autoridades. Inúmeras creches, obras sociais, escolas e centros de música, teatro, dança e reabilitações são mantidas pela própria comunidade.

Além do extraordinário trabalho social, a maior realização da Assembleia de Deus é a transformação de vidas, a evangelização de uma pessoa, muitas vezes marginalizada, destituída de valores íntimos, transformando-a por meio da pregação da palavra de Deus, em uma pessoa de respeito, em um bom cidadão brasileiro. Tudo isso graças ao trabalho ungido pelo Espírito Santo de Deus. Vida longa a Assembleia de Deus no Amapá! Feliz aniversário!

Galeria de fotos da Assembleia de Deus no Amapá




















































Pb Barbosinha




































Pr Crispiniano de Melo

Primeiro templo da Assembleia de Deus no Amapá


Lançamento da pedra fundamental da Catedral da AD Zona Norte em 02/11/2003 às 08:30h

Pr Gesiel Oliveira (vice) e Pr Dimas Rabelo (Presidente da AD Zona Norte). Foto tirada em 10  de setembro de 2009




Pr Gesiel de Souza Oliveira - Vice Presidente da Assembleia de Deus Zona Norte

Pr Dimas Leite Rabelo - Presidente da Assembleia de Deus Zona Norte


Catedral da Assembleia de Deus Zona Norte de Macapá inaugurada às 18:30h do dia 27/07/2019







Comentários

  1. Parabéns. Linda história, depois de um ano sem qualquer publicação no blog... Hj nos brinda com essa postagem maravilhosa. Estamos órfã pastor Gesiel sem um site ou blog com leituras Cristã, depois do advento das redes sociais. Todos pararam de publicar. Uma pena. Volte a produzir seis textos. Abraços do seu irmão em Cristo Claudio H.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

  No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022).  Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chaga

Frida Vingren, a história omitida da primeira pastora.

Gesiel Oliveira Frida Maria Strandberg Vingren nasceu 9 de junho de 1891, Själevad, Suécia, era de uma família de crentes luteranos. Formou-se em Enfermagem, chegando a ser chefe da enfermaria do hospital onde trabalhava. Tornou-se membro da Igreja Filadélfia de Estocolmo, onde foi batizada nas águas pelo pastor Lewi Pethrus, em 24 de janeiro de 1917 (com 25 Anos). Pouco depois, recebeu o batismo no Espírito Santo e o dom de profecia.  O chamado para a obra missionária sempre a impulsionou. Nessa época, surgiu na Suécia um movimento por missões, onde muitos jovens estavam imbuídos do desejo de ganhar almas para Cristo. Após comunicar ao pastor Pethrus que o Senhor a chamara para o campo missionário brasileiro, Frida ingressou em um renomado Instituto Bíblico na cidade de Götabro, província de Nerícia. O curso era frequentado por pessoas que já tinham o chamado para missões e por aqueles que tinham apenas vocação missionária. Frida veio para o Brasil no ano de 1917 (c