Pular para o conteúdo principal

Fenômeno meteorológico chama a atenção em frente à Macapá

Ontem (25.12) por volta das 15h, quem caminhava na orla de Macapá foi surpreendido por um fenômeno curioso que chamou a atenção de todos. Uma tromba d'água se formou no meio do rio Amazonas, poucos minutos antes de um temporal que caiu sobre a capital.

O fenômeno durou poucos minutos, cerca de 5 minutos, mas a notícia tomou corpo por causa dos internautas, que flagraram os momentos em que a tromba d'´agua ganhava força no meio do Rio Amazonas. A notícia rapidamente se espalhou pelas redes sociais, e imagens chegavam a todo momento de diversos ângulos da frente de Macapá.

A tromba d’água, que é um fenômeno climático semelhante a um tornado, surge por causa da instabilidade atmosférica, quando há a formação de nuvens acompanhadas de raios e trovões. Os serviços meteorológicos preveem fortes chuvas a partir de fins de fevereiro, com início do período chuvoso normal a partir de janeiro. 

Acompanhe a análise do vórtice da tromba d'água que se formou em frente à Macapá ontem. Pelo que tudo indica ela não teve força suficiente para avançar e se dissipou no meio do Rio Amazonas antes de entrar em contato com o continente. Veja as fotos que mostram que o vórtice era grande o suficiente para continuar a progredir e avançar, mas por algumas razão, possivelmente por falta de pressão, ele se desfez antes de tocar em Macapá. 

Para quem acha que isso é anormal e não pode acontecer em Macapá, é bom saber que o Amapá está próximo à região central do Oceano Atlântico, onde se formam os grandes furacões que vão em direção à região do Caribe, Golfo do México e EUA. Mas durante centenas de anos o direcionamento das correntes marítimas e da circulação das correntes de ventos correm em direção à região caribenha. As mudanças climáticas globais estão alterando o direcionamento de muitas dessas correntes marítimas, e podem fazer com que os ciclones, furacões e tornados mudem seu curso progressivamente. Por isso é cada vez mais comum os tufões na foz do rio amazonas, costa leste do Amapá e nordeste do Pará 

O berçário dos ciclones tropicais é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), área próxima à linha do Equador, na região central do Oceano Atlântico, que circunda a Terra e é caracterizada por baixas pressões atmosféricas de superfície, convergência de vento e de umidade e movimento ascendente de ar. 

A existência e o caráter permanente da ZCIT estão relacionados à forma esférica da Terra e à incidência mais efetiva de radiação solar sobre a região equatorial, que promove grande aquecimento da superfície terrestre e da atmosfera. Com as mudanças climáticas, de pressão e nas correntes marítimas , já é possível vermos que a ZCIT migra juntamente com o Sol e, em função da proporção terra-oceano ser maior no Hemisfério Norte, a ZCIT normalmente se afasta menos da linha do Equador em direção ao sul, nos meses de janeiro a abril, do que em direção ao norte nos meses de julho a outubro. É durante os meses quentes do verão boreal (no Hemisfério Norte) que acontece a temporada dos furacões ou tufões, mas por alguma razão ainda desconhecida, essa dinâmica está sofrendo alterações, por isso é bom sempre estarmos atentos. 

Na verdade o Amapá está ao lado do "caldeirão fervente de furacões", que costumam sair pelo "bico da panela" que está vidado pros EUA, mas se a panela virar, aí quem primeiro vai se queimar são a Guiana Francesa, o Estado Amapá e a costa nordeste do Estado do Pará. Assim que eu explicava para os meus alunos de cursinho. Gesiel Oliveira, Geógrafo e Professor de Geografia Regional e do Amapá. Autor da obra "Sinopse histórico geográfica do Amapá".

Vídeo da tromba d'água que se formou em frente à Macapá no natal de 2013


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

  No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022).  Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chaga

Frida Vingren, a história omitida da primeira pastora.

Gesiel Oliveira Frida Maria Strandberg Vingren nasceu 9 de junho de 1891, Själevad, Suécia, era de uma família de crentes luteranos. Formou-se em Enfermagem, chegando a ser chefe da enfermaria do hospital onde trabalhava. Tornou-se membro da Igreja Filadélfia de Estocolmo, onde foi batizada nas águas pelo pastor Lewi Pethrus, em 24 de janeiro de 1917 (com 25 Anos). Pouco depois, recebeu o batismo no Espírito Santo e o dom de profecia.  O chamado para a obra missionária sempre a impulsionou. Nessa época, surgiu na Suécia um movimento por missões, onde muitos jovens estavam imbuídos do desejo de ganhar almas para Cristo. Após comunicar ao pastor Pethrus que o Senhor a chamara para o campo missionário brasileiro, Frida ingressou em um renomado Instituto Bíblico na cidade de Götabro, província de Nerícia. O curso era frequentado por pessoas que já tinham o chamado para missões e por aqueles que tinham apenas vocação missionária. Frida veio para o Brasil no ano de 1917 (c