Pular para o conteúdo principal

Uma história de amor a Obra de Deus - Por Pr Gesiel Oliveira.






Hoje quero compartilhar com vocês uma das histórias mais impactantes que já ouvi em toda minha vida, que mostra o quão grande pode ser a dimensão do amor à Obra de Deus. No dia 22 de abril de 1977 o Pr José de Souza Rangel foi enviado com dia esposa Prª Rosilda Souza e seus 4 filhos pequenos para iniciarem um trabalho missionário na Ilha dos Camaleões na Região da Ilha do Marajó. Ele demorou cerca de 3 semanas em seu barco a vela para chegar até lá, um pequeno e esquecido povoado ribeirinho na porção oeste da Ilha do Marajó. Nessa região encontrou apenas 12 crentes, a maioria crianças, que o receberam como novo pastor do campo. Era uma região difícil, sem alimentos, com pouco peixe, sem energia elétrica, sem igreja, sem casa pastoral, sem comércio, etc. E sem perda de tempo ele começou a trabalhar, indo  para o mato tirar madeira para começar a construir a igreja e a casa pastoral. A alimentação era difícil, a família comia camaleão (iguana) de manhã, de tarde e de noite. Passado alguns dias em que estavam ali, seus quatro filhos pequenos adoeceram. Uma menina de 9 anos, chamada de Maria José e um menino de 11 meses chamado de Samuel eram os casos mais graves. Nesses dias, o Pr Rangel estava no mato tirando madeira, quando alguém chega às pressas e diz: "pastor corra pra sua casa que sua filha piorou e está muito mal". Chegando ali a menina estava em convulsão, com febre alta, já se despedindo da vida. O Pastor Rangel, com lágrima nos olhos, segura sua filhinha em seu colo,  e começa a cantar o hino 394 da harpa: 

"Quem sua mão ao arado já pôs
Constante precisa ser
O Sol declina e logo após
Vai escurecer
Avante, em Cristo pensando
Em oração vigiando
Com gozo e amor trabalhando
Pra teu Senhor" 

Quando ele termina a 1ª estrofe a criança morre em seu braços. O dia mau chegou naquela humilde casa. A esposa do Pr Rangel, Irmã Rosilda desmaia, e ouvem-se gritos e prantos naquela casa. O Pr Rangel nunca imaginara que a madeira que ele estava tirando para fazer a igrejinha, serviria agora para fazer o caixão de sua filhinha. Em lágrima o Pr Rangel coloca o corpinho da sua filhinha amada no caixão feito por ele mesmo e leva para enterrar em um local próximo a uma floresta, perto de sua casa. Enquanto ele cavava a sepultura ele continuava a cantar:

"Não desanimes, por ser tua cruz
Maior que a de teu irmão
A mais pesada levou teu Jesus
Te consola, então
A tua cruz vai levando
Como Jesus perdoando
Alegremente andando
Pra o lindo céu" 

Ele então enterra ali sua filha Maria José de apenas 9 anos. Deixa ali naquele chão frio um pedaço de si, no meio do silêncio da floresta Amazônica. E no retorno para sua casa, enquanto ainda enxugava as lágrimas, e tentava compreender o que havia acontecido, eis que um irmão da igreja vem rápido correndo ao seu encontro, com ar de espanto, e diz: "pastor Rangel seu outro filho acaba de falecer". A esposa do Pr Rangel, Irmã Rosilda desmaia com a notícia. Ao correr rápido em direção à sua casa, ainda de longe ouve gritos e prantos. Ele entra na casa, se ajoelha, chora e pede a Deus que tenha misericórdia e não permita que nenhum dos seus outros dois filhos que ainda restaram morram. Novamente o Pastor Rangel faz o segundo caixão em menos de 24h para enterrar o seu filhinho de apenas 11 meses chamado de Samuel, e o leva para sepultar ao lado da sepultura da outra filha. Enquanto ele cava a segunda cova em apenas um dia, em lágrimas e com a voz trêmula, continua a cantar:

"Sê bom soldado de Cristo Jesus
Sofrendo as aflições
Não sufocando a mensagem da cruz
Nas perseguições
Vai Seu amor proclamando
Novas de paz, sim, levando
Aos que estão aguardando
A salvação" 

Quando o Pr Rangel enterra seu filhinho, em lágrimas a sua esposa pergunta: "e agora meu marido, o que vamos fazer?". O Pr Rangel imediatamente responde: "vamos fazer o que viemos fazer, pregar o evangelho de Jesus". Ele abraça e consola sua esposa. O Pr Rangel estava firmado do que a Bíblia diz em Romanos 5.3,4: "nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança". 

Passado alguns anos, novamente alguém vem procurar o Pr Rangel em sua casa dizendo: "O filho do irmã Neuza Amaral  faleceu há quase 10 horas de uma febre alta repentina, e a família o chama pastor para consolá-los". Ao que tudo indicava, aquele menino, de apenas 9 anos, morreu da mesma doença que matou os dois filhos do Pr Rangel. Quando o Pr Rangel chegou àquela  casa, encontrou o corpinho frio da criança morta, em cima de uma mesa. Mãos pálidas, beiço acizentado, pupilas dilatadas, enrijecimento dos membros, braços e pernas. O pai do menino já havia ido para o mato tirar madeira para fazer o caixão. Mas aquele Pr Rangel que adentrou aquela casa, não é mais o mesmo. É um Pr Rangel forjado no deserto, com fé fortalecida, homem experimentado nas dores, e agora ele estende a sua mão sobre aquele cadáver, e diz: "Senhor meu Deus, eu não aceito mais esse laço de morte demoníaca, pelo poder que há no nome de Jesus, Levanta-te menino" e a criança se mexeu e grande foi o alvoroço que se viu naquele lugar, que se encheu da Glória de Deus. Pessoas que viram aquela criança ressuscitar começaram a pular de alegria, glorificando a Deus, falando em línguas estranhas, e agora alguém manda avisar ao pai da criança que não precisa mais tirar madeira para o caixão do seu filho, por que Deus manifestou ali o seu poder e trouxe de volta a vida aquela criança. Para finalizar meu relato de hoje, essa criança que ressuscitou hoje é nosso pastor, e dirige uma das nossas igrejas da COMADEZON, Convenção da Assembleia de Deus Zona Norte, no Rio dos Carás na Ilha do Marajó, trata-se do Pr Enéas Conceição. Depois da morte de dois filhos do Pr Rangel e Prª Rosilda, Deus deu mais 5 filhos a este casal, e nos dois primeiros que nasceram, o Pr Rangel colocou os mesmos nomes dos que faleceram: Maria José e Samuel Souza. Este último hoje é nosso pastor, ligado a COMADEZON e dirige nossa igreja no Rio Mupeua, na Ilha do Marajó, uma linda e abençoada igreja. O Pr Rangel permaneceu naquele campo da Ilha dos Camaleões  por 6 anos, e deixou uma linda igreja que existe até hoje naquela localidade. Dirigiu diversos outros campos e implantou várias igrejas em sua trajetória abençoada como pastor. O Pr Rangel faleceu no dia 12/05/2015 aos 87 anos, cercado pelo amor de todos os seus filhos e netos, homens e mulheres honradas, a maioria pastores da COMADEZON. Ele então pode cantar no céu, a última estrofe do hino 394 da harpa cristã:

"Quando, enfim, tu largares a cruz
Jesus te coroará
Com santo gozo em glória e luz
Te consolará
Esquecerás teus lidares
Tribulações e pesares
Quando no céu desfrutares
Perfeita paz" 

É assim que Deus faz! Os desertos que atravessamos em nossas vidas não vem para nos matar, mas para nos deixar mais fortes. Essa é a história de um guerreiro anônimo, uma história até agora desconhecida, dentre tantas outras histórias que só Jesus sabe, e que naquele grande dia os recompensará. Obreiros de fé que nem as maiores dificuldade os fizeram recuar. O Pr Rangel pode dizer como o Apóstolo Paulo em 2 Timóteo 4:7-8 "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda". A foto acima foi tirada no Muncipio de Itaubal, na casa do Pr Rangel (de camisa vermelha) ao lado de sua esposa Prª Rosilda, dia 16/11/2013 quando tive a oportunidade de conhecer  essa história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

  No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022).  Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chaga

Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão fundada por Gunnar Vingren, anuncia filiação na CADB.

E a CADB não para de crescer. Hoje pela manhã outra renomada liderança nacional  também anunciou sua chegada a CADB. Trata-se do Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão. Um ministério que foi fundado pelo Missionário Sueco Gunnar Vingren em 1924, sendo portanto um dos campos mais antigos do Brasil. A igreja de São Cristóvão tem dezenas de congregações e centenas e pastores que agora vão somar com os milhares que compõem a nova convenção nacional. O Pr Jessé Maurício é filho do saudoso Pr. Tulio Barros. Ontem a antiga sede da Assembleia de Deus de São Cristovão foi reinaugurada, agora como nova sede da CADB para atender ministros do Rio de Janeiro, Sudeste e restante do Brasil. Além de ser um local emblemático para a denominação, onde  funcionará: 1) Extensão do Museu Histórico Nacional da Assembleia de Deus. 2) Centro de Convenções da Assembleia de Deus. 3) Centro de Formação e Treinamento Pastoral Atendimento – Convenção da Assembleia de Deus do Brasil