Pular para o conteúdo principal

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE DECLARAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA NO IRPF


1) Como casais separados devem declarar os gastos com pensão alimentícia? Quais são os cuidados necessários? Observar se a separação é judicial. Se não for, esta situação pode levar à disputa por quem terá as deduções. Se a separação for legal, o pai que paga a pensão pode deduzir integralmente a importância no IR, na ficha de pagamentos. As demais deduções como saúde, educação e despesas diversas com dependentes só poderão ser utilizadas na declaração de imposto de renda de quem possuir a guarda das crianças. Se a guarda for compartilhada vale o acordo para dividir as despesas. Não vale dividir o valor, pois a mesma despesa não pode ser usada nas duas declarações. Uma pessoa declarará saúde e outra educação, por exemplo.
2) Como declarar despesa de dedução de pensão alimentícia de filho menor se o programa do IRPF não dispõe de campo para informar o CPF da mãe? Já que não tenho a guarda em acordo judicial, como considerar esse menor sem informar nenhum CPF?
O programa do IRPF sofreu alteração neste ano quanto a informações relacionadas a pensão alimentícia. Você deve preencher o campo “alimentandos” com os dados do filho menor, que não tem CPF. Ao informar a pensão alimentícia no campo “pagamentos e doações efetuados”, assinale que é em favor do alimentando, razão pela qual o nome da mãe e o CPF não devem ser informados. A mãe terá de informá-lo como dependente, já que mantém a guarda do filho e os rendimentos da pensão terão de ser informados na declaração dela, no campo “rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física pelo dependente”.
3) Gostaria de saber se ao invés de declarar a pensão alimentícia de meu filho na minha declaração de imposto de renda, se poderia declarar no CPF dele separadamente?
Sim. É aconselhável fazer a declaração de imposto de renda em separado se o valor da pensão alimentícia recebida pelo seu filho aumentar o imposto devido em sua declaração.
4) Pago duas pensões alimentícias para meus filhos, de mães diferentes. Uma delas é descontada no contracheque e, a outra, depositada em conta corrente. As mães não declaram Imposto de Renda. Além da pensão, também pago outras despesas. Devo declarar as crianças como dependentes ou alimentandos? Como declarar as pensões? Como declarar o pagamento da escola? Posso ter problemas pelo fato de as mães não declararem as pensões?
As crianças devem ser declaradas como alimentando. A pensão alimentícia deve ser declarada na ficha “Pagamentos e Doações Efetuados” mediante utilização do respectivo código (30 a 34). Importante ressaltar que somente pode ser dedutível da base de cálculo do imposto a pensão alimentícia homologada judicialmente. Portanto, a pensão paga espontaneamente não pode ser deduzida da base de cálculo do imposto.
O pagamento de despesas com escola deve ser declarado na ficha “Pagamentos e Doações Efetuados”. Neste caso, também é importante ressaltar que somente será dedutível da base de cálculo do imposto a despesa com instrução de dependente. Portanto, a do alimentado não poderá ser deduzida, exceto se esta obrigação estiver consignada na homologação judicial.
Caso as pensões, individualmente, não atinjam a importância anual de R$ 17.215,08, as referidas pensionistas não estarão obrigadas a apresentar a respectiva declaração, hipótese em que o contribuinte não terá qualquer problema. Por outro lado, caso as referidas pensões ultrapassem esse valor, além de estarem obrigadas à apresentação, estarão sujeitos ao carnê-leão mensalmente. Nesse caso, mediante o cruzamento de informações pela Receita Federal do Brasil, o contribuinte poderá cair na “malha fina”. A Receita Federal se encarregará, então, da aplicação das penalidades àquele que for omisso, seja pela entrega da declaração ou pelo recolhimento do carnê-leão.
5) Estou desempregado desde maio de 2008. Tenho exercido atividades para conseguir algum ganho e pagar a pensão alimentícia de minha ex-esposa. Não possuo renda para efetuar a declaração de IR. Tenho que declarar o IR desde ano, em virtude do pagamento de pensão alimentícia durante o exercício anterior?
Não. O pagamento de pensão alimentícia, por si só, não caracteriza obrigatoriedade de apresentação da Declaração Anual de Ajuste. É importante ressaltar que, na hipótese dos rendimentos auferidos durante o ano anterior terem ultrapassado a importância de R$ 17.215,08, é obrigatória a declaração.
6) Sou separado e pago pensão aos meus três filhos por ordem judicial. Sou obrigado a declarar como pensão ou posso declarar meus filhos como dependentes e gozar da isenção por dependentes? Caso declare a pensão, qual CPF coloco no quadro de alimentandos?
Não podem ser declarados como dependentes, você deverá deduzir a pensão alimentícia e informar o CPF da responsável pelas crianças.
7) Pago pensão para dois filhos. Os depósitos são feitos diretamente na conta da mãe deles, usando o CPF dela. A Receita solicita o CPF dos alimentados, mas não o tenho. Como devo proceder?
A pensão deve ser declarada tal qual a homologação judicial. Caso as crianças não tenham CPF, pode deixar o campo em branco ou informar o CPF da mãe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

  No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022).  Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chaga

Frida Vingren, a história omitida da primeira pastora.

Gesiel Oliveira Frida Maria Strandberg Vingren nasceu 9 de junho de 1891, Själevad, Suécia, era de uma família de crentes luteranos. Formou-se em Enfermagem, chegando a ser chefe da enfermaria do hospital onde trabalhava. Tornou-se membro da Igreja Filadélfia de Estocolmo, onde foi batizada nas águas pelo pastor Lewi Pethrus, em 24 de janeiro de 1917 (com 25 Anos). Pouco depois, recebeu o batismo no Espírito Santo e o dom de profecia.  O chamado para a obra missionária sempre a impulsionou. Nessa época, surgiu na Suécia um movimento por missões, onde muitos jovens estavam imbuídos do desejo de ganhar almas para Cristo. Após comunicar ao pastor Pethrus que o Senhor a chamara para o campo missionário brasileiro, Frida ingressou em um renomado Instituto Bíblico na cidade de Götabro, província de Nerícia. O curso era frequentado por pessoas que já tinham o chamado para missões e por aqueles que tinham apenas vocação missionária. Frida veio para o Brasil no ano de 1917 (c