Pular para o conteúdo principal

Ação missionária da AD Pioneira e Projeto Aliança da Esperança, em aldeia indígena

                               Aconteceu nos dias 12 e 13 de outubro de 2013, uma ação missionária promovida pela Assembleia de Deus A Pioneira (Presidente Oton Miranda de Alencar), por sua Secretaria de Missões (SEMAD), coordenada pelo Pr Job Oliveira Filho em conjunto com o Projeto Missionário Aliança da Esperança e Associação Bom Pastor (Pra. Juracy Alencar). A visita missionária chegou à aldeia indígena Xuxumeni (Suisuimim), no noroeste do Pará, no Município de Almerim-PA, nas margens do Rio Paru do Leste, na região do parque indígena das montanhas do Tumucumaque, às 13:55h do dia 12, depois de um trajeto aéreo que durou cerca de uma hora e meia. A equipe desbravadora, que não mediu esforços para alcançar esse povoado isolado, que só tem acesso por avião, foi formada pelos: Pr Job Oliveira Filho, Miguel Yoon,  Emersson Clayton Da Silva (comandante da aeronave do Projeto Aliança de Esperança) e Pr. Gesiel Oliveira (Vice-presidente da Assembleia de Deus Zona Norte, convidado para conhecer o Projeto).

                               Os índios recepcionaram de forma calorosa os visitantes. A equipe levou brinquedos, que foram doados no dia das crianças (12), além de alimentação, medicamentos e principalmente a Palavra de Deus, que foi pregada para aquelas aldeias. O momento da entrega dos brinquedos, pelos missionários aos indiozinhos, trouxe uma atmosfera de alegria, paz e amor ao próximo. A visita ocorreu concomitantemente a 1º campanha evangelística indígena, que reuniu 9 aldeias dos arredores. Participaram como palestrantes os pastores Job Oliveira Filho e Gesiel de Souza Oliveira. Também ministraram o Dr Miguel Yoon (missionário coreano do projeto mãos que curam) e o Missionário Emersson Clayton Da Silva (comandante da aeronave e membro do Projeto Missionário Aliança de Esperança). Também foi realizado um batismo nas águas do Rio Paru do Leste, que banha a tribo, além de uma apresentação das irmãs índias com trajes típicos da cultura local.  A campanha teve por tema “conhecendo a Palavra do Senhor Jesus Cristo”. Vários caciques e suas aldeias chegaram ao evento pelo rio. As etnias Wajana, Wajãpi, Akurijo, Sikijama, Tiryió, dentre outras, estiveram marcando presença em grande número.

                               A campanha reuniu cerca de 200 indígenas de diversas etnias. Alguns demoraram 3 (três) dias para chegarem ao local. Estiveram presentes os caciques Moperu (aldeia Murei), Waremã (Aldeia Yareray), Apolonildo (Aldeia Suisuimin), Jaroró (Aldeia Kurumuripano), dentre outros. Durante o dia 12.10 ocorreram palestras para a liderança indígenas e igrejas locais. A tarde, um grupo de mulheres índias, fez uma apresentação com dança em roupas típicas da cultura local, cantando um hino na sua língua nativa. Na manhã do dia 13, depois de um estudo, momento de oração e reconciliação, conduzido pelo Pr Job Ferreira, um batismo foi realizado às margens do Rio Paru do Leste, incorporando mais doze novos membros à igreja, inclusive com o batismo de uma adolescente paraplégica, que foi levada de cadeira de rodas até as margens do rio, e nos braços do cacique e pastor Waremã, foi batiza nas águas. Foi um momento de muita emoção e unção do Espírito Santo para todos que presenciaram. Em seguida os pastores da equipe missionária oraram pelas lideranças indígenas (caciques, pastores indígenas e obreiros), impondo as mãos e ministrando uma benção de paz, fraternidade, união e prosperidade sobre todas as aldeias reunidas no congresso.  

                               O almoço foi servido aos visitantes, com iguarias da fauna local, como anta, macaco guariba, peixes (tucunaré, filhote e surubim), feijão, arroz, banana e farinha, além do tradicional “Biju”. Antes da despedida da equipe, uma programação foi feita especialmente para esse momento como forma de agradecimento, onde os líderes indígenas, e irmãos indígenas de todas as nove etnias doaram presentes como “cocar”, pulseiras e cordões, feitos de forma artesanais, com símbolos da cultura local aos visitantes. A equipe missionária retornou a Macapá às 15:00h do dia 13 e chegou ao aeroporto internacional de Macapá às 17h, depois de um voo de duas horas. Veja a seguir as fotos e os vídeos da ação.

Pr Gesiel de Souza Oliveira
drgesiel.blogspot.com
Face: Gesiel Oliveira
Twitter: @PrGesiel_



Vídeo da decolagem em monomotor de Macapá 
para ação missionária nas aldeias indígenas









Pouso de monomotor na aldeia indígena Xuxumeni (Suisuimim) 
com equipe de missionários









Índios Xuxumeni (Suisuimim), no noroeste do Pará, cantando, dançando e glorificando a Deus com trajes típicos da cultura local. Assista é emocionante.







Índios cantando e dançando na presença do 
Senhor Jesus Cristo na tribo Xuxumeni-PA 

Fotos da ação missionária





Da esquerda para a direita: Missionário e comandante da aeronave Emersson Silva, Pr Gesiel Oliveira e Pr Job Ferreira

Pr Gesiel de Souza Oliveira e Dr Miguel Yoon

Pr Job Ferreira taxiando na pista do aeroporto internacional de Macapá, antes da decolagem








Momento da decolagem e vista aérea de bairro de Macapá




Experiente comandante Emersson Clayton da Silva,conduzindo o monomotor até a aldeia indígena Suisuimi/Almerim/PA





Equipe missionário rumo à aldeia indígena Suisuimi/PA (reserva indígena do Tumucumaque)


Pr Toré, líder local recebendo a comitiva

Comandante Emersson Clayton da Silva, distribuindo alimentação aos índios





Almoço servido pelos Suisuimins no dia 12




















Cacique fazendo a apresentação da equipe de missionários e pastores visitantes



Pr Job Ferreira sendo traduzido pelo obreiro indígena Paulinho




Liderança dos povos indígenas estiveram presentes

Comandante Emersson Clayton da Silva ao lado do Cacique Waremã (Aldeia Yareray)







Cacique Moperu (aldeia Murei) 







"Bíblia Sagrada" traduzida na língua Wajãpi

"Bíblia Sagrada" traduzida na língua Wajãpi

Oca central que serve como hotel comum para as tribos visitantes que chegaram para o evento da 1ª campanha indígena


Crianças indígenas recebendo brinquedos no dia das crianças (12.10) na ação missionária


Imagem que traduz a alegria inocente de uma criança que ganhou um brinquedo, de um projeto
missionário que tem de continuar



Ensopado de "Macaco Guariba", iguaria muito comum da fauna local


Pastor Toré, da tribo dos Waiãpis



Cabeça de macaco guariba




Comandante Emersson Clayton da Silva apreciando um cozido de mão de guariba



Pr Gesiel de Souza Oliveira (mexendo na panela do cozido de macaco gariba)

Pr Gesiel de Souza Oliveira antes do almoço na tribo Suisuimim


Pr Job Ferreira exibindo a cabeça de macaco guariba cozida



Indígenas indo buscar uma anta que foi abatida pelos guerreiros da tribo no meio da floresta

Rio Paru do Leste, na aldeia Suisuimim












































Pata de anta

Anta que foi servida no almoço do dia 13.10

























































Batismo nas margens do Rio Paru do Leste-PA





















Adolescente paraplégica sendo batizada

















Pastores recepcionando os 12 novos membros da igreja, após o batismo




















Pr Gesiel de Souza Oliveira recendo presente do Cacique Waremã


É costume dos indígenas presentear os visitantes na despedida.

Comandante Emerson Silva e Dr Miguel Yoon recebendo as honrarias da tribo

Dr Miguel Yoon no retorno à Macapá













Comentários

  1. Pena que o barulho do avião cobriu sua voz... William Almeida

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

  No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022).  Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chaga

Frida Vingren, a história omitida da primeira pastora.

Gesiel Oliveira Frida Maria Strandberg Vingren nasceu 9 de junho de 1891, Själevad, Suécia, era de uma família de crentes luteranos. Formou-se em Enfermagem, chegando a ser chefe da enfermaria do hospital onde trabalhava. Tornou-se membro da Igreja Filadélfia de Estocolmo, onde foi batizada nas águas pelo pastor Lewi Pethrus, em 24 de janeiro de 1917 (com 25 Anos). Pouco depois, recebeu o batismo no Espírito Santo e o dom de profecia.  O chamado para a obra missionária sempre a impulsionou. Nessa época, surgiu na Suécia um movimento por missões, onde muitos jovens estavam imbuídos do desejo de ganhar almas para Cristo. Após comunicar ao pastor Pethrus que o Senhor a chamara para o campo missionário brasileiro, Frida ingressou em um renomado Instituto Bíblico na cidade de Götabro, província de Nerícia. O curso era frequentado por pessoas que já tinham o chamado para missões e por aqueles que tinham apenas vocação missionária. Frida veio para o Brasil no ano de 1917 (c