Pular para o conteúdo principal

STJ nega liminar da CGADB - Gesiel Oliveira

A ação pedia a suspensão de 7 liminares que afastam o Pr José Wellington Júnior

                               O Superior Tribunal de Justiça negou na tarde de ontem (17) a ação incidental de conflito de competência de autoria da CGADB que pedia em caráter de urgência uma liminar suspendendo as 7 (sete) liminares de diversos Estados Brasileiros que atestam diversas  fraudes nas inscrições e em todo processo eleitoral encabeçado pela CGADB por sua Comissão Eleitoral e no registro de candidatura do Pr José Wellington Júnior.

                               O ministro do STJ denegou a liminar do processo em uma ação Incidental de Conflito de Competência nº 151.295 - RJ (2017/0051770-3). Entenda o caso: diversas ações foram propostas nos Estados do Amazonas, Amapá, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, ao todo foram 14 ações denunciando fraudes no processo de inscrição de 10.479 supostos pastores.   

                               Desse total, 7 liminares foram expedidas e há ainda outras que estão em curso de apreciação e podem vir a surgirem. O juízo de Corumbá, juízo prevento, em razão de que foi a primeiro a ter contestação válida de acordo com o art. 485 do Código de Processo Civil, ordenou em duas liminares: 1) cassação do registro de candidatura do Pr José Wellington Júnior em razão de ausência de comprovação hábil de desincompatibilização do cargo de presidente da CPAD, condição proibida pelo art. 11 do Estatuto da CGADB. 2) Ordenou o cancelamento de 10479 inscrições fraudulentas, com e-mail inexistentes, telefones falsos, inscrição de pastores a revelia (foram inscritos sem que sequer saberem, nem autorizarem), e até (pasmem) inscrição de vários mortos, entre os quais, um pastor que faleceu há mais de 11 anos, tudo com e-mail de 2016 registrado e telefone “atualizado”. 3) ordenou o afastamento do presidente e vice presidente da Comissão Eleitoral da CGADB por permitiram o registro intempestivo e sem a apresentação dos requisitos legais. 4) ordenou também à empresa espanhola Scytl (contratada para a realização das eleições) a imediata retirada do nome do Pr José Wellington Júnior da urna eletrônica virtual, para que não conste na tela de votação no dia 09 de abril.

                               Diante disso, os advogados da CGADB ao invés de se habilitarem em cada uma dessas comarcas, resolveram pôr fim a todas as 7 liminares de uma só vez, por meio de um recurso inadequado denominado de Incidental de Conflito de Competência prevista no art. 951 do CPC. Os advogados da CGADB esqueceram, porém, que para ingressar com esse tipo de ação é necessário cumprir os requisitos do art. 953 do CPC que exigem  que o suscitante apresente cópias das petições iniciais, das contestações, das decisões proferidas nos autos e dos andamentos processuais de todos os processos.


                           Detalhe, na maioria dos processos eles sequer estão habilitados, nem foram citados, muito menos apresentaram contestações. Enfim, foi um pedido natimorto do ponto de vista jurídico. Por essa razão o Ministro Antônio Carlos Ferreira negou a liminar pronto em razão de debilidade probatória e por não estarem presentes o fumus boni iuris (fumaça do bom direito) e o periculum in mora (perigo decorrente da demora) elementos imprescindíveis para a concessão da medida de urgência junto ao STJ.

                         Em suma, tudo continua como antes, com 10479 inscrições fraudulentas impugnadas ela justiça, com a participação de apenas dois candidatos concorrendo a presidência da CGADB, que são eles: Pr Samuel Câmara-PA e o Pr Cícero Aparecido Tardim-PR. A eleição virtual nacional acontecerá no dia 09 de abril entre 00:00h e 17:00h. 

Pr Gesiel Oliveira 
Blog: drgesiel.blogspot.com 
Twitter: @PrGesiel_  
Instagram: @prgesieloliveira 
Face: Gesiel Oliveira

Cópia da decisão do STJ



Comentários

  1. E agora, pastor...
    Tem como O PR. WELLIGTON JR. reverter isso na jystiça antes das eleiçoes em 09 de abril????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

  No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022).  Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chaga

Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão fundada por Gunnar Vingren, anuncia filiação na CADB.

E a CADB não para de crescer. Hoje pela manhã outra renomada liderança nacional  também anunciou sua chegada a CADB. Trata-se do Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão. Um ministério que foi fundado pelo Missionário Sueco Gunnar Vingren em 1924, sendo portanto um dos campos mais antigos do Brasil. A igreja de São Cristóvão tem dezenas de congregações e centenas e pastores que agora vão somar com os milhares que compõem a nova convenção nacional. O Pr Jessé Maurício é filho do saudoso Pr. Tulio Barros. Ontem a antiga sede da Assembleia de Deus de São Cristovão foi reinaugurada, agora como nova sede da CADB para atender ministros do Rio de Janeiro, Sudeste e restante do Brasil. Além de ser um local emblemático para a denominação, onde  funcionará: 1) Extensão do Museu Histórico Nacional da Assembleia de Deus. 2) Centro de Convenções da Assembleia de Deus. 3) Centro de Formação e Treinamento Pastoral Atendimento – Convenção da Assembleia de Deus do Brasil