Pular para o conteúdo principal

Atenção redobrada aos 6 D's - Por Pr Gesiel Oliveira.


Aqui quero deixar uma lista para que as famílias estejam atentas com aquilo que eu chamo de os “6 D's”, que são fases progressivas que antecedem o suicídio, uma espécie de escada, mas que vai para baixo, degrau a degrau, lembrando que nem sempre as fases acontecem uma a uma, às vezes há saltos, mas regra geral, é essa a sequência:

1) Desilusão: Pode ser amorosa, profissional, sentimento de tristeza, frustração; desapontamento, decepção. Perda da alegria; decepção. Normalmente as desilusões iniciam a sequência degradativa.

2) Desamparo: nesta fase a pessoa sente a ausência de diálogo, tem sensação de que a pessoa está só (mesmo que isso não esteja acontecendo), mas a pessoa acredita que está tendo um sentimento de rejeição, desprezo pelas demais pessoas, um alijamento em relação aos outros.

3) Desespero: a pessoa começa a mudar seu comportamento. Sente vontade de gritar, passa a ter atitudes bipolares (ora está alegre, ora triste), há um destempero em sua reações. Há um desequilíbrio na forma como age. A pessoa  desrespeita, xinga, ofende, na verdade a pessoa está gritando silenciosamente por socorro e pouco conseguem perceber isso.

4) Desesperança: É a fase saudosista. Eles falam muito do passado, com saudades de coisas que já passaram, que já fizeram ou que deixaram de fazer, e por conta disso  deixam de fazer planejamentos. Aí vem a melancolia. A pessoa perde a esperança em tudo. Se julga incapaz, sem utilidade, sem valor algum.

5) Desinteresse: nesta fase a pessoa perde a vontade de buscar a beleza da vida. Se desinteressa por coisas que antes gostava de fazer. Recusa convites, se fecha pra diversões e lazer, e em estágio mais avançados, deixa de se cuidar, não liga mais para higiene pessoal (fica cabeludo, anda fedorento, mau hálito, etc). A pessoa está morrendo ao poucos. Já se percebe nessa fase atitudes de profunda tristeza e ausência de vontade de viver.

6) Depressão: esse é a última fase e o estágio mais profundo, e que normalmente antecede ao suicídio. A depressão é uma doença psiquiátrica, crônica, psicossomática e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, frustração, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite. É nesra fase que normalmente as pessoas tiram as suas vidas.

Mas isso não é o fim! É aí que entra o médico dos médicos. Aquele que renova as nossas forças, que reescreve nossa história e dá novo sentido à nossa vida. Aquele que resolve causas impossíveis: JESUS DE NAZARÉ. Paulo nos diz em Filipenses 3.13,14: "Eis que faço nova todas as coisas mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". Prossiga, você não está só!

Pr Gesiel Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

  No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022).  Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chaga

Frida Vingren, a história omitida da primeira pastora.

Gesiel Oliveira Frida Maria Strandberg Vingren nasceu 9 de junho de 1891, Själevad, Suécia, era de uma família de crentes luteranos. Formou-se em Enfermagem, chegando a ser chefe da enfermaria do hospital onde trabalhava. Tornou-se membro da Igreja Filadélfia de Estocolmo, onde foi batizada nas águas pelo pastor Lewi Pethrus, em 24 de janeiro de 1917 (com 25 Anos). Pouco depois, recebeu o batismo no Espírito Santo e o dom de profecia.  O chamado para a obra missionária sempre a impulsionou. Nessa época, surgiu na Suécia um movimento por missões, onde muitos jovens estavam imbuídos do desejo de ganhar almas para Cristo. Após comunicar ao pastor Pethrus que o Senhor a chamara para o campo missionário brasileiro, Frida ingressou em um renomado Instituto Bíblico na cidade de Götabro, província de Nerícia. O curso era frequentado por pessoas que já tinham o chamado para missões e por aqueles que tinham apenas vocação missionária. Frida veio para o Brasil no ano de 1917 (c