sexta-feira, 17 de maio de 2019

Não brigue com seu amigo por causa da política (Por Pr Gesiel Oliveira)




               Meus queridos(as) amigos(as) do Face e redes sociais, tenho observado com preocupação o debate polarizado e o tenso clima ideológico nas redes sociais, e há algum tempo tenho adotado a postura de não mais falar sobre questões político-ideológicas nas minhas redes sociais. Há uma onda de postagens no Facebook do tipo “vou fazer uma faxina e retirar gente da direita ou da esquerda da minha conta”, ou ainda “quem não concordar com minha visão política fique a vontade para desfazer a amizade comigo antes que eu o faça”, dentre outra frases e postagens semelhantes.

               Perguntar não ofende: será que vale a pena adotar este tipo de atitude em vez de tentar iniciar algum diálogo de esclarecimento ou ainda tomar uma postura de compreensão e tolerância? Há famílias brigando, há irmãos sem se falarem, há amigos de longas datas “de ponta” um com o outro por conta de coisas tão pequenas e insignificantes que não pertencem a nossa realidade imediata. Não se deixe manipular por esse jogo político. Não esqueça que quando você adoecer quem estará de pé ao lado da sua cama no hospital será o seu amigo ou seus parentes e não o político que você defende. Políticos sempre irão trair você! Pessoas estão esquecendo longas histórias de amizades por conta do ímpeto de uma paixão política e ideológica de um momento.

               No calor deste debate, lembrei de uma citação do jornalista Alon Feuerwerker sobre o assunto: “Não brigue com seu amigo por causa da política. Depois os políticos se entendem e fazem alianças e você perde um amigo”. Aprenda o grande mistério do bom relacionamento nas redes sociais: “rolar pra cima sem comentar”. Muita gente acredita que tem de deixar sua opinião em tudo, mas para construir bons relacionamentos todos nós devemos ter em mente que nossas divergências ideológicas não podem afastar nossas boas amizades e não podem devorar a nossa paz. E quando a opinião for indispensável, sempre procure evitar ofensas gratuitas e desnecessárias.

               Antes de postar alguma opinião sempre faça essa pergunta para si mesmo: “isso poderia me ofender se fosse escrito por outra pessoa direcionada a mim?”. Então, a fim de viver melhor, preferi não mais tratar sobre isso em minhas redes sociais, temos muitas outras prioridades maiores seja na nossa vida pessoal, profissional, familiar, na igreja, em projetos sociais, missionários, etc. No fim de tudo não vale a pena brigar por algo que não edifica, pelo contrário, só segrega, produz rancor, mágoas e cicatrizes. Definitivamente quero é viver bem e em paz ! Se você também pensa assim, compartilhe essa ideia!

Nenhum comentário :

Postar um comentário