Pular para o conteúdo principal

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

 


No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022). 


Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chagas), dentre várias outras de grande expressão que se multiplicaram no Amapá, que hoje contam com milhares de membros e centenas de igrejas em todo Estado do Amapá.



O Pr Oton Miranda de Alencar sempre esteve à frente de seu tempo. Era um pastor visionário. Deu um gigantesco impulso na expansão da igreja no Amapá e deixou bem avançado a construção do novo templo sede que está em construção com previsão de inauguração no final deste ano de 2023. Nascido em 19 de outubro de 1943 no município de Vitorino Freire, Maranhão, era filho do casal Otoniel Alves de Alencar e Augusta Miranda de Alencar. Seu nome, Oton, faz referência a um famoso general de guerra conhecido internacionalmente.

Desde tenra idade, Oton foi o filho mais próximo e ativo ao lado de seu pai, Otoniel Alves de Alencar, em suas atividades pastorais pelos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Acre, Roraima, Amazonas e Amapá. Aos sete anos, ele sofreu uma queda de um jumento, resultando na fratura e na perda de um do braço esquerdo.

 Após concluir seus estudos na Faculdade de Farmácia e Bioquímica em Belém do Pará, sua carreira profissional e religiosa floresceu especialmente no Amapá. Ele cursou Direito na Universidade Federal do Amapá, tornando-se advogado, e posteriormente obteve pós-graduação em nível federal, atuando também como professor. Além disso, Oton se destacou como jornalista, cronista, escritor, juiz arbitral e juiz de paz, químico. Como escritor, já publicou quatro obras, incluindo uma biografia de seu pai, Pastor Otoniel.

O Pastor Oton foi casado com Juracy de Almeida Alencar, com quem teve quatro filhos. Hoje nos encontramos mergulhados em profunda tristeza diante do falecimento desse patriarca da história recente do protestantismo pentecostal no Amapá.

Sob a liderança do Pastor Oton Alencar, a igreja se tornou a principal do estado e uma das principais entidades religiosas da região Norte do Brasil. Através de sua engenhosidade, perspicácia, sabedoria e discernimento divino, ele foi o mentor de diversos departamentos da igreja, incluindo a criação de missões jovens, infantis, familiares, ECC (Encontro de Casais com Cristo), EJAC (Encontro de Jovens com Cristo), EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo), movimentos evangelísticos, projetos missionários, de integração e discipulado, visitação, núcleos familiares, capelania, intercâmbio parlamentar, ouvidoria, etc.

Ele também viabilizou a criação da antiga União de Obreiros Locais, da Sociedade Beneficente O Bom Samaritano e do primeiro núcleo 176 da EETAD/AP - Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus no Amapá no início dos anos 80. O Pastor Oton enviou missionários para diferentes lugares, inclusive para outros países, estabeleceu campos regionais no interior e fora do estado, reorganizou a estrutura administrativa e eclesiástica da igreja, expandiu em dez vezes o número de congregações, coordenou a reformulação das normas estatutárias e regimentais da igreja, promoveu a ascensão do ministério feminino pastoral e iniciou a construção da Catedral Pentecostal no Meio do Mundo, que será inaugurada em 20 de novembro de 2023.

Mais recentemente, ele fundou a ALEA - Academia de Letras Evangélica Amapaense e a Associação dos Advogados Evangélicos do Amapá e do Brasil. Além disso, foi fundamental para o restabelecimento da Convenção Nacional da Assembleia de Deus no Brasil, fundada pelos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, e recentemente ocupou o cargo de Vice-Presidente Nacional da CADB.

O Pastor Oton Alencar também se destacou como um mentor ministerial, cooperando direta e ativamente na formação de novos obreiros, missionários, evangelistas e pastores. Aqueles que aproveitaram as oportunidades oferecidas por esse líder abençoado de Deus certamente não se arrependeram.

Vale ressaltar que a influência do Pastor Oton Alencar não se limitou apenas ao âmbito religioso, pois, como um homem versátil e conectado com seu tempo, ele contribuiu efetivamente para o progresso da sociedade, ganhando respeito tanto da comunidade quanto das autoridades em geral. Recentemente, ele foi eleito para fazer parte da Academia Amapaense de Letras - AAL, uma instituição literária com 70 (setenta) anos de existência. Esse fato enche de orgulho sua família e alegra o coração da igreja.

Em contrapartida, a sociedade secular reconheceu sua grandeza, concedendo-lhe diversas honrarias, títulos e comendas como forma de expressar o respeito conquistado por seu caráter sólido, vida íntegra e busca constante por conhecimento saudável.

 

20/11/2022: Jubilação do Pr Oton Alencar e Posse do Pr Iaci Pelaes

O Pr Oton Miranda de Alencar passou o cajado da Assembleia de Deus A Pioneira no dia 20 de novembro de 2022 para o Pastor Iaci Pelaes dos Reis. Há 6 dias, o Pr Oton Alencar usou sua rede social no Facebook para fazer a sua penúltima postagem, uma foto de sua mão segurando na mão de sua esposa, Prª Juracy Alencar, escrito: "Amor maior que Deus me deu!". Que a luz do seu legado continue a brilhar intensamente, inspirando futuras gerações a seguir os seus passos e a amar e servir ao Senhor com a mesma paixão e devoção. Pr Oton Miranda de Alencar (19/10/1943 a 19/07/2023).


Galeria de fotos:






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão fundada por Gunnar Vingren, anuncia filiação na CADB.

E a CADB não para de crescer. Hoje pela manhã outra renomada liderança nacional  também anunciou sua chegada a CADB. Trata-se do Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão. Um ministério que foi fundado pelo Missionário Sueco Gunnar Vingren em 1924, sendo portanto um dos campos mais antigos do Brasil. A igreja de São Cristóvão tem dezenas de congregações e centenas e pastores que agora vão somar com os milhares que compõem a nova convenção nacional. O Pr Jessé Maurício é filho do saudoso Pr. Tulio Barros. Ontem a antiga sede da Assembleia de Deus de São Cristovão foi reinaugurada, agora como nova sede da CADB para atender ministros do Rio de Janeiro, Sudeste e restante do Brasil. Além de ser um local emblemático para a denominação, onde  funcionará: 1) Extensão do Museu Histórico Nacional da Assembleia de Deus. 2) Centro de Convenções da Assembleia de Deus. 3) Centro de Formação e Treinamento Pastoral Atendimento – Convenção da Assembleia de Deus do Brasil