Pular para o conteúdo principal

Tentando explicar o que foi o Centenário da IEADAM

“Disse ela então ao rei: “Tudo o que ouvi em meu país acerca de tuas realizações e de tua sabedoria era verdade. Mas eu não acreditava no que diziam até ver com os meus próprios olhos. Na realidade, NÃO ME CONTARAM NEM A METADE da grandeza de tua sabedoria; tu ultrapassas em muito o que ouvi. Como devem ser felizes os homens da tua corte, que continuamente estão diante de ti e ouvem a tua sabedoria!” - grifo meu
‭2 Crônicas‬ ‭9.5-7‬ ‭NVI

Tive a alegria de ser convidado pelo Pr. Jônatas Câmara, líder da Igreja IEADAM e Convenção CEADAM, para a Festa de Celebração do Centenário da Assembleia de Deus em Manaus e no Amazonas. Fui com a minha esposa Miss. Dayse e com meu pai Pr. Pedro Lima Santos.

Simplesmente amamos estar ali com os nossos irmãos. E como no texto acima, não nos contaram nem a metade da grandeza da igreja e do povo amazonense!

A igreja tem toda uma estrutura física e organizacional de dar lição a mestres. Tem 1.793 templos só na capital. Um canal de tv e canais de rádio. Uma faculdade e escolas. Um Centro de Convenções Canaã com oito auditórios, sendo o maior para 12mil pessoas sentadas, estacionamento para mais de 1.000 veículos, sede administrativa, Centro de Formação Teológica para obreiros e membros, e muito mais!

São mais de 6.000 ministros e ministras, pois lá se consagram mulheres ao ministério pastoral; só na apoteótica noite de encerramento da festa, foram ordenados cerca de 1.300 pastores e 750 pastoras. São mais de 10mil pequenos grupos familiares, que chamam de células. No batismo que se deu dentro das celebrações do Centenário, foram cerca de 10mil novos crentes batizados nas águas do Rio Negro, sendo que esses novos irmãos são frutos do trabalho Evangelístico e de Discipulado dos últimos 3 meses, pois nesse mesmo ano a igreja já realizara outros 8 batismos.

Quanto a liderança, vê-se um povo que ama os seus pastores e líderes. E, ao contrário da maioria das convenções que conheço, lá não tem 5 vices-presidentes e 5 secretários, com fim de acomodar alguns líderes (na maioria dos casos), mas são apenas dois vices, dois secretários e dois tesoureiros. Assim é a Diretoria da Igreja e Convenção. E o que é mais admirável é o carinho, o amor que eles demonstram para com os seus líderes, e o carinho e o amor que seus líderes demonstram para com eles. No encerramento da festa vi algo inédito: o Pr. Jônatas recebeu o Título de Cidadão de cada um dos 61 municípios daquele Estado! Uau!

O Pr. Samuel Câmara, que já pastoreou essa igreja mas que agora é pastor da Igreja Mãe das Assembleias de Deus no Brasil, em Belém-PA, foi reconhecido e homenageado por cada Pastor e Pastora presentes. E a exemplo dele, os familiares dos demais pastores líderes antecessores. Em uma das sessões daquela AGO, o Pr. Samuel apresentou a mais nova Convenção Nacional, a CADB - Convenção da Assembleia de Deus no Brasil, no que foi aplaudido de pé pelos milhares de ministros presentes.

Quanto a liturgia, meu Deus!, o que é aquilo?! Nem parecia uma Convenção. Mais parecia um culto na roça, onde o povo tem toda a liberdade para adorar a Deus como melhor achar! Batem palmas, sapateiam, pulam, se abraçam a toda oportunidade que tem. Tem grupos de coreografia, de dança, de louvor. A gente vê e acaba por sentir a alegria daquele povo ao cultuar de verdade! E algo muito interessante, os pastores não são obrigados, nem pela etiqueta nem pelo uso comum, a usarem paletó e gravata. A gente via os pastores mesmo de camisa de manga curta serem usados poderosamente nas mãos de Deus! E eu tava lá todo empacotado em pleno calor rsrsrs.

É uma Igreja e Convenção que valoriza as mulheres. Estas tem seu chamado e ministério reconhecidos. Podem se vestir com saia ou calça decente. Algumas usam joias discretas. Mas todas tem algo em comum: o prazer do reconhecimento e a liberdade de servir ao Deus que as amou de uma tal maneira que também as chamou a liberdade de servi-lO com prazer. A Pra. Ana Lúcia, esposa do líder Pr. Jônatas, é a ministra de louvor; sempre a postos com um contagiante sorriso frente ao órgão, instrumento musical que toca, e conduz a igreja num louvor contagiante e transformador.

Uma das cantoras oficiais da festa, a cantora Ana Paula Valadão, do Grupo Diante do Trono, da Igreja Batista da Alagoinha em Belo Horizonte, disse ao Ministro da Fazenda lá presente, Dr. Henrique Meireles, que a igreja IEADAM está muito, mas muito à frente da maioria das igrejas que ela já conheceu. À noite, os cerca de 200mil fiéis presentes superlotaram o sambódromo da cidade, ou, como prefere o Pr. Jônatas, o “santódromo!” E a festa foi única! Lindas apresentações, queima de fogos de artifício, movimento e poder em plena praça pública. Algo inexplicável! Maravilhoso!

Nem vou falar em dinheiro. Isso deve ser só mais um detalhe. Com certeza inúmeras igrejas Brasil a fora tem maior receita que a igreja manauara. Ela usa do seu recurso para tudo isso e ainda envia e sustenta missionários em mais de vinte países, especialmente na África. Então, enquanto esse povo faz com tanta dedicação e amor a obra do Senhor, Deus se responsabiliza do sustento, do milagre.

Olha, já disse pra alguns amigos “brasis a dentro” que, há quem pense que indo a Manaus vai encontrar um povo atrasado, parado no tempo, às vezes se referindo a simplicidade do povo, ou por estarem longe dos grandes centros etc., mas confesso, nós é que precisamos aprender e muito com essa gente!, e como precisamos! Um povo acolhedor, alegre, inteligente, sábio e que tem uma experiência com Deus simplesmente maravilhosa e contagiante.

Pois é meus amigos e amigas, meus irmãos e irmãs, vou parar por aqui, mas confesso de novo: não me contaram nem a metade do que presenciei e vivi na Igreja Assembleia de Deus em Manaus!

Parabéns Pr. Samuel e Pra. Rebeka! Parabéns Pr. Jônatas e Pra. Ana Lúcia! Parabéns ministros, ministras e amada igreja amazonense! Parabéns! Obrigado por serem como vocês são e nos ensinarem tanto!

Toda honra, glória e louvor ao Senhor nosso Deus!

Pr. Jediel Lima
Palmas/TO, 10/12/2017











Comentários

  1. Meu Deus é de arrepiar louvado seja o nome do Senhor

    ResponderExcluir
  2. A CADB em pouco tempo vai ser a principal convenção das AD do Brasil, porque esses irmãos do Norte matem a essência dos pioneiros

    ResponderExcluir
  3. Que texto maravilhoso, empolgante, cheio de vida.

    ResponderExcluir
  4. Se eu tivesse conhecido a IEADAM, talvez nunca tivesse saído das Assembleias de Deus. Amo essa igreja na qual fui ordenado Evangelista credenciado pela CGADB, mas por conta de tanta liturgia, usos e costumes e proibições tolas, tive que orar a Deus para sair de lá, para não morrer e principalmente matar minhas esposa, que não se adaptava com tanta rigidez extra-bíblica....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão fundada por Gunnar Vingren, anuncia filiação na CADB.

E a CADB não para de crescer. Hoje pela manhã outra renomada liderança nacional  também anunciou sua chegada a CADB. Trata-se do Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão. Um ministério que foi fundado pelo Missionário Sueco Gunnar Vingren em 1924, sendo portanto um dos campos mais antigos do Brasil. A igreja de São Cristóvão tem dezenas de congregações e centenas e pastores que agora vão somar com os milhares que compõem a nova convenção nacional. O Pr Jessé Maurício é filho do saudoso Pr. Tulio Barros. Ontem a antiga sede da Assembleia de Deus de São Cristovão foi reinaugurada, agora como nova sede da CADB para atender ministros do Rio de Janeiro, Sudeste e restante do Brasil. Além de ser um local emblemático para a denominação, onde  funcionará: 1) Extensão do Museu Histórico Nacional da Assembleia de Deus. 2) Centro de Convenções da Assembleia de Deus. 3) Centro de Formação e Treinamento Pastoral Atendimento – Convenção da Assembleia de Deus do Brasil

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Corais que nunca existiram: Como a desinformação intencionalmente manipulada da militância ambientalista afeta o progresso do Amapá

  Ouça esse conteúdo: A foz do Rio Amazonas é uma região de extrema importância ambiental e econômica, sendo palco de disputas entre diferentes atores sobre o uso de seus recursos. Nos últimos anos, a discussão acerca da existência de corais na região ganhou relevância devido às alegações do Greenpeace sobre a presença de uma barreira de corais, fato contestado por especialistas da Universidade Federal do Pará (UFPA), como o professor Luís Ercílio Faria Junior,  doutor em Ciências Naturais pela Universidade de Würzburg, na Alemanha, grande cientista da geologia e geomorfologia da região amazônica, especialmente sua foz, com ênfase na plataforma continental do Norte do Brasil. Participou de projetos de pesquisa como o AMAS-SEDS (Amazon Shelf Sedimentary Studies), que visou compreender a sedimentologia e a dinâmica sedimentar da plataforma continental amazônica. Outro cientista que também contesta a existência dos tais corais da amazônia  é o Dr Maâma El-Robrini,  oceanógrafo com vasta e