quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Não ajude a quebrar a casca do ovo - Por Gesiel Oliveira




O filhote da águia ou qualquer filhote de pássaro tem que quebrar o ovo para nascer. Seu crescimento enquanto incubado dentro do ovo exige espaço. A única forma de continuar crescendo é sair do ovo. Aí começa sua primeira luta: quebrar aquela casca com as próprias forças.

Quem observa os esforços daquele ser frágil tentando sair de sua resistente "prisão" sente pena e às vezes é tentado a ajudá-lo. Afinal, é agonizante ver o bichinho quase se "matando" só para nascer. Mas o que muitos não sabem é que aquele processo na verdade é bom e necessário para o filhotinho. É naquela luta que ele começa a desenvolver forças próprias, usa seu bico para quebrar a grossa casca, cria resistência em suas asinhas, as quais precisará para sobreviver e alçar altos voos logo após nascer. Se alguém quiser “ajudar”, e quebrar a casca do ovo para o filhote sair, estará na verdade prejudicando a pequena ave,  deixando-a aleijada, sem forças e frustrando toda a sua vida futura. 

Não é diferente com o ser humano. Quando nossos filhos passam por suas lutas, nossa reação imediata é querer sempre ajudar, querer "quebrar a casca do ovo" para facilitar a vida dele. Às vezes eles têm de se esforçar sozinhos, lutar para "sair da casca", experimentar  as consequências de seus atos, viver com suas decisões, decepções, permita-lhes chorar, lutar suas próprias lutas para poderem crescer e se fortalecer. Isso aconteceu com você, isso lhe ajudou a ser forte. E se tentarmos ajudar constantemente, estaremos na verdade os prejudicando. Console-os mas não os superproteja a ponto de evitar que eles travem suas próprias batalhas, porque elas são a "casca do ovo" que nossos filhos precisam quebrar para enfrentar a vida dura lá fora, e alçar seus próprios voos.

Amar também requer que deixemos a pessoa amada guerrear suas próprias batalhas quando necessário, adquirir experiência, e aprender com cada lição na fase de "quebra da casca do ovo", porque agindo assim se tornarão águias fortes, resistentes e que alçarão altos voos.

Pr Gesiel Oliveira

Instagram: @prgesieloliveira
Twitter: @PrGesiel_
Whatsapp: Gesiel Oliveira

Nenhum comentário :

Postar um comentário