Pular para o conteúdo principal

O que está acontecendo na CEADER?

Aconteceu no dias 22 e 23 a 230ª a AGO da CEADER, que tem sede do Rio de Janeiro, mas está espalhada em diversos Estados por meio de coordenações. A CEADER é uma das maiores convenções do Brasil e uma das mais antigas. 

Mas há algum tempo esta convenção vem sofrendo com impacto da baixa frequência de convencionais em suas Assembleias Gerais. Esta última convenção teve uma das mais baixas frequências de todas as suas edições, pouco mais de 700 convencionais, mas a organização do evento afirma que estiveram presentes  1718 Ministros, que inclusive estavam aptos a votarem. Alguns pastores ligados à CEADER afirmaram ao nosso blog que: "o número foi de cerca de 700 porque era eleição, porque em Assembleias Ordinárias o número costuma ser ainda menor, com cerca de 350 a 400 participantes". 

AGO da CEADER dia 23/03

Há diversos fatores que podem estar promovendo isso, mas um deles se sobresai: o descontentamento com os rumos da atual administração. Foi reeleita, neste final de semana, praticamente a mesma base, num processo de continuísmo que desgasta e preocupa os convencionais cariocas. 

Pouco mais de 706 votaram, mas a organização do evento fala em 1718 presentes. 

Diversos pastores da CEADER relatam um clima de descontentamento e desânimo geral que permeia a atmosfera de uma convenção que possui mais de 5 mil convencionais, mas apenas pouco mais de 706 votaram no dia da eleição, que também foi conturbada.



A CEADER é uma das poucas convenções que permite que o convencional possa (caso assim o deseje) estar ligado na Estadual a outras convenções como a CADB, desde que na geral esteja ligado a CGADB. A convenção aconteceu na última sexta (22) e sábado(23) na cidade Paty do Alferes/RJ.

Antes mesmo da eleição muitos convencionais entraram com pedidos de desligamento da CEADER. O resultado continuísta das eleições, muito contestado, acelerou ainda mais esse processo. O Pr Flávio Marinho, chegou a postar em grupo de pastores uma foto impactante de uma mão com escoriações que seria do Pr Davi Nobre Rocha que teria sofrido uma agressão somente pelo fato de tentar pedir uma questão de ordem durante os momentos que antecederam a eleição. Além disso ainda disse em sua postagem que "havia seguranças armados que o presidente da CEADER constituiu".

Foto publicada pelo Pr Paulo Marinho

Somando-se os votos da chapa 1 que saiu vitoriosa, com 454 votos, com os da chapa 2 que obtiveram 252 votos, obtemos 706 votos, uma expressão do que vive hoje esse raquitismo convencional nesta convenção carioca. 

A necessidade de renovação desgasta ainda mais a já porosa administração. Grupos internos insatisfeitos estimulam a saída em massa, vozes são sufocadas na força do rolo compressor do continuísmo, e a esperança de mudança  se protai para uma possibilidade incerta que só  se pode discutir para depois dos próximos dois anos. Por enquanto, resta aos convencionais se contentarem com o enauseante "mais do mesmo". 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão fundada por Gunnar Vingren, anuncia filiação na CADB.

E a CADB não para de crescer. Hoje pela manhã outra renomada liderança nacional  também anunciou sua chegada a CADB. Trata-se do Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão. Um ministério que foi fundado pelo Missionário Sueco Gunnar Vingren em 1924, sendo portanto um dos campos mais antigos do Brasil. A igreja de São Cristóvão tem dezenas de congregações e centenas e pastores que agora vão somar com os milhares que compõem a nova convenção nacional. O Pr Jessé Maurício é filho do saudoso Pr. Tulio Barros. Ontem a antiga sede da Assembleia de Deus de São Cristovão foi reinaugurada, agora como nova sede da CADB para atender ministros do Rio de Janeiro, Sudeste e restante do Brasil. Além de ser um local emblemático para a denominação, onde  funcionará: 1) Extensão do Museu Histórico Nacional da Assembleia de Deus. 2) Centro de Convenções da Assembleia de Deus. 3) Centro de Formação e Treinamento Pastoral Atendimento – Convenção da Assembleia de Deus do Brasil

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Corais que nunca existiram: Como a desinformação intencionalmente manipulada da militância ambientalista afeta o progresso do Amapá

  Ouça esse conteúdo: A foz do Rio Amazonas é uma região de extrema importância ambiental e econômica, sendo palco de disputas entre diferentes atores sobre o uso de seus recursos. Nos últimos anos, a discussão acerca da existência de corais na região ganhou relevância devido às alegações do Greenpeace sobre a presença de uma barreira de corais, fato contestado por especialistas da Universidade Federal do Pará (UFPA), como o professor Luís Ercílio Faria Junior,  doutor em Ciências Naturais pela Universidade de Würzburg, na Alemanha, grande cientista da geologia e geomorfologia da região amazônica, especialmente sua foz, com ênfase na plataforma continental do Norte do Brasil. Participou de projetos de pesquisa como o AMAS-SEDS (Amazon Shelf Sedimentary Studies), que visou compreender a sedimentologia e a dinâmica sedimentar da plataforma continental amazônica. Outro cientista que também contesta a existência dos tais corais da amazônia  é o Dr Maâma El-Robrini,  oceanógrafo com vasta e