Pular para o conteúdo principal

Prolatada sentença que reintegra o Pr Samuel Câmara a CGADB, e anula seus processos viciados de nulidades.

Finalmente foi prolatada a sentença no mérito que reintegra o Pr Samuel Câmara, onde a justiça corrigiu uma série de erros e atos administrativos eivados de ilegalidades. A determinação, de ordem do magistrado José Renier da Silva Guimarães, da 5ª Vara Cível de Manaus, AM, determinou que o pastor presidente da Assembleia de Deus em Belém do Pará, seja reintegrado aos quadros da CGADB imediatamente. A sentença foi prolatada na data de hoje, 21 de novembro, e estabelece o imediato cumprimento após a notificação da mesa diretora da CGADB. 


Em outros artigos eu alertei para essa forte possibilidade que costuma acontecer no julgamento do mérito, visto que a lide ainda estava em sede de cautelares, ou seja, decisões provisórias e sem caráter definitivo. Todos os aspectos, detalhes, minúcias foram analisados na fase da instrução processual, e só agora o Juiz, com robustos elementos, pôde decidir com clareza, à luz das provas jungidas aos autos, e determinar no mérito, sua decisão que encerra a discussão no primeiro grau de jurisdição. O pastor Samuel Câmara permaneceu desligado em virtude de uma decisão interlocutória, expedida pelo TJ do Amazonas, que analisou e deferiu um agravo de instrumento (recurso interposto contra a decisão de tutela antecipada que garantia a permanência do Pr SC).

Um dos aspectos mais enfatizados na fundamentação do dispositivo da sentença, atacou o cerceamento de defesa e indisponibilidade de garantia de ampla defesa e contraditório ao Pr Samuel Câmara. O Juiz reconheceu que as acusações contra o pastor Samuel não foram especificadas, alegando, também, que, tanto o Conselho de Ética e Disciplina quanto a Mesa Diretora da CGADB, não apreciaram, em nenhum momento, a tese do representado. O magistrado reconheceu a tese do pastor paraense, e decidiu por anular, tornando sem efeitos, todos os atos do processo disciplinar n° 36 do dito Conselho e todos os atos dele derivados, que estavam eivados de arbitrariedades procedimentais no âmbito das comissões e de ordem da mesa diretora, que claramente estava direcionando intencionalmente suas decisões. Agora, corre o prazo para o cumprimento da notificação, por Oficial de Justiça, junto à sede da CGADB no Rio de Janeiro.

Essa decisão robustece a tese de que os efeitos dessa sentença do Pr Samuel Câmara, serão estendidos sobre o processo disciplinar contra o Pr Ivan Bastos, que de igual modo foi afastado sem a garantia mínima do contraditório e ampla defesa, anulando todos os atos do Conselho de Ética e Disciplina, da Mesa Diretora e da AGE realizada em São Paulo.

Segue-se após a notificação, a fase recursal no segundo grau de jurisdição, caso a CGADB resolva recorrer e prolongar essa desgastante lide, enfraquecendo ainda mais a já combalida imagem da convenção geral. Neste caso já não cabe mais agravo, mas sim apelação junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas. Vamos acompanhar, a partir de agora, qual será a posição da CGADB: resolver pacificamente em forma de diálogo ou protrair essa lide judicial desgastante nos intermináveis recursos protelatórios?



Twitter: @PrGesiel_
e-mail: gesiel.oliveira78@gmail.com

Comentários

  1. Essa novela ainda terá muitos capítulos, desnecessários por sinal, pois se tratando de homens "santos" os quais deveriam dar o exemplo ao humilde rebanho estão se digladiando nos tribunais, contrariando assim, a própria Bíblia, a qual nos ensina a resolver as nossas demandas religiosas na própria igreja e não leva-la aos homens "ímpios" para que estes as resolvam como se não tivéssemos pessoas com condições de assim o fazer. Não estou dando razão a A ou B, no no entanto, o senso de justiça me faz entender que Pr. José Wellington pretende se perpetuar no poder não permitindo dessa forma que outro companheiro tenha honra de conduzir a CGADB, para tanto, exclui através de manobras arbitraras qualquer um que atravesse o seu caminho. Tanto ele como outros que agem da mesma não entendem, ou fazem que não entendem que tanto a convenção quanto o rebanho não são propriedades particulares deles mais de Deus, o qual as requererá no momento certo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma história de amor que o Novo Amapá interrompeu - Por Gesiel Oliveira

44 anos do Naufrágio do Novo Amapá, o maior naufrágio da história do Brasil.  Todo mundo já ouviu falar sobre a história do Naufrágio do Barco Novo Amapá, mas quase ninguém conhece as histórias que naufragaram junto com ele. Hoje quero compartilhar com vocês um pouco sobre uma destas tantas. A história de amor que aquele naufrágio levou junto. A história do casal Odivaldo Ferreira de Souza (mais conhecido como Tio Filho) e Célia Lúcia O. Monteiro, uma maranhense que a época residia em Beiradão, atual Vitória do Jari.  Filho e sua esposa Célia Ele trabalhava na empresa Jari Celulose, sexto filho de uma família de 9 irmãos, filhos da Dona Maria Lindalva Ferreira de Souza (hoje com 90 anos) e Seu Paulo Coutinho de Souza (87) que até hoje moram na Av Marcílio Dias no bairro do Laguinho. Eu tinha apenas 3 anos de idade a época do fato, e ainda tenho uma foto ao lado deste meu tio tão querido por todos . O Barco Novo Amapá partiu às 14h do dia 06/01/1981 rumo ao Vale do Jari. A trag...

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para v...

Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão fundada por Gunnar Vingren, anuncia filiação na CADB.

E a CADB não para de crescer. Hoje pela manhã outra renomada liderança nacional  também anunciou sua chegada a CADB. Trata-se do Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão. Um ministério que foi fundado pelo Missionário Sueco Gunnar Vingren em 1924, sendo portanto um dos campos mais antigos do Brasil. A igreja de São Cristóvão tem dezenas de congregações e centenas e pastores que agora vão somar com os milhares que compõem a nova convenção nacional. O Pr Jessé Maurício é filho do saudoso Pr. Tulio Barros. Ontem a antiga sede da Assembleia de Deus de São Cristovão foi reinaugurada, agora como nova sede da CADB para atender ministros do Rio de Janeiro, Sudeste e restante do Brasil. Além de ser um local emblemático para a denominação, onde  funcionará: 1) Extensão do Museu Histórico Nacional da Assembleia de Deus. 2) Centro de Convenções da Assembleia de Deus. 3) Centro de Formação e Treinamento Pastoral Atendimento – Convenção da Assembleia de Deus ...