Pular para o conteúdo principal

Expulsos de Recife - PE, 23 judeus ajudaram a fundar Nova York e o sistema financeiro americano

Nova Amsterdã, que depois passou a se chamar de Nova York 

Gesiel Oliveira

Você sabia que os 23 magos da economia americana eram judeus que vieram tentar se instalar em Recife no Brasil e foram expulsos daqui, e depois foram parar em Nova York, e lá se instalaram e fundaram as bases da economia americana? 

Durante o século XVII, o desejo de controlar as riquezas do novo mundo, as Américas, trouxe os holandeses até o nordeste brasileiro. Eles se estabeleceram em Recife em 1630 e por lá viveram por mais de duas décadas. Mas, obviamente, os portugueses não iriam desistir do território e conseguiram reocupá-lo em 1654 e expulsaram os invasores. Parte dos que viviam aqui tiveram que fugir para o norte, mais precisamente para o sul de onde hoje ficam os Estados Unidos. Lá eles fundaram um povoado, batizado de Nova Amsterdã, que depois  passou a se chamar  Nova York.

Na fuga do Brasil a caminho de Nova York, os judeus foram atacados por piratas na região do Caribe

Pois é, a tão badalada Nova York, destino de férias e muitos brasileiros, e sonho de moradia para tantos outros, só foi fundada porque os portugueses expulsaram os holandeses do Brasil. Essa história começou em 1630, quando os holandeses se instalaram em Recife e Olinda. Era a segunda investida deles no Brasil. A primeira tinha sido em Salvador, entre 1623 e 1624, mas foram expulsos.

Pois bem, os holandeses eram um povo protestante e quando se passaram a ter o controle de Recife, eles concederam a liberdade de culto aos cidadãos. Com isso os judeus puderam praticar os rituais da sua religião. Até uma sinagoga foi construída em Recife, a primeira do país, a sinagoga Kahal Zur Israel – a primeira da América Latina – e deixaram outros legados, como a Ponte Maurício de Nassau, construída pelo judeu Baltazar da Fonseca. Vale lembrar que o Brasil como colônia de Portugal, um país católico e, portanto, apenas essa religião era permitida por aqui. A igreja católica apoiou a reação de Portugal em 1654, quando aconteceu a Insurreição Pernambucana e os holandeses foram expulsos do Brasil.

A saga dos 23 judeus 

Com medo de serem presos ou mortos por causa da sua religião. Um grupo de 23 judeus foi para os Estados Unidos. Lá eles fundaram uma vila chamada de Nova Amsterdã, que depois se transformou em uma cidade e passou a se chamar Nova York.

Registros populacionais da prefeitura de Nova York comprovam que, no dia 12 de setembro de 1654, 23 judeus saídos de Recife em Pernambuco desembarcaram na cidade, até então conhecida por Nova Amsterdã. Entre eles, famílias com crianças, o que indica que alguns já eram nascidos em terras brasileiras.

Eles foram os primeiros imigrantes a realmente se perpetuarem na cidade – antes, Nova Amsterdã servia apenas de entreposto comercial e abrigava temporariamente comerciantes e navegadores. Os brasileiros fundaram também a primeira colônia judaica em solo americano.

Monumento em NY em homemgem aos imigrantes pioneiros

As provas dessa presença pioneira podem ser vistam no Cemitério dos Judeus, em Nova Iorque, que tem sepulturas com sobrenomes como Fonseca, Seixas, Gomes, Nunes, Cardozo, Castro e Bueno de Mesquita, e na sinagoga Shearith Israel onde há placas com referências a sobrenomes de brasileiros judeus, 
segundo informa Paulo Carneiro, autor da obra “Caminhos cruzados: a vitoriosa saga dos judeus do Recife no século XVII, da expulsão da Espanha à fundação de Nova York” - editora Autografia. 

Os 23 judeus pernambucanos que terminaram em Nova Amsterdã (hoje Nova York) foram fundamentais para fundação da maior cidade americana. 

A bênção era para o Brasil, mas os judeus holandês foram expulsos daqui  e levaram essa benção para o solo americano, onde se instalaram e em pouco tempo, intensificaram o comércio, as relações comerciais e financeiras e fundaram as bases da economia americana. Você já imaginou se eles permanesessem aqui? 

Comentários

  1. A primeira sinagoga da América, conheci os judeus em Recife e frequentei sinagoga judaico-messiânica. Aprendi ama-los. Perfeito pastor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

  No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022).  Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chaga

Frida Vingren, a história omitida da primeira pastora.

Gesiel Oliveira Frida Maria Strandberg Vingren nasceu 9 de junho de 1891, Själevad, Suécia, era de uma família de crentes luteranos. Formou-se em Enfermagem, chegando a ser chefe da enfermaria do hospital onde trabalhava. Tornou-se membro da Igreja Filadélfia de Estocolmo, onde foi batizada nas águas pelo pastor Lewi Pethrus, em 24 de janeiro de 1917 (com 25 Anos). Pouco depois, recebeu o batismo no Espírito Santo e o dom de profecia.  O chamado para a obra missionária sempre a impulsionou. Nessa época, surgiu na Suécia um movimento por missões, onde muitos jovens estavam imbuídos do desejo de ganhar almas para Cristo. Após comunicar ao pastor Pethrus que o Senhor a chamara para o campo missionário brasileiro, Frida ingressou em um renomado Instituto Bíblico na cidade de Götabro, província de Nerícia. O curso era frequentado por pessoas que já tinham o chamado para missões e por aqueles que tinham apenas vocação missionária. Frida veio para o Brasil no ano de 1917 (c