Pular para o conteúdo principal

O despertar de 42 milhões de vozes


          Preliminarmente, me reportar à uma reorientação da discussão. O que se discute em redes sociais no âmbito nacional, com a devida vênia, é a excessiva atuação de ativistas para criar privilégios legais e não em igualar direitos. Um dos princípios que regem a nossa Constituição Federal é o da Igualdade, ou seja, dar tratamento isonômico às partes significa ‘tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades’. Isso não dá lastro para as minorias solaparem direitos universais em detrimento de privilégios exclusivistas de um grupo minoritário específico.

          A insatisfação de parcela significativa da população cristã é nesse sentido, e não de rediscussão sobre os postulados de aceitação e comprovação científica do ‘homossexualismo’, e é assim que prefiro me reportar etimologicamente. Em que pese a tentativa de um conceituado médico midiático de explicar, por meio da observação empírica, e não por meio de experimentação científica, suas simplórias e infundadas argumentações, que ‘forçando’, não passariam de ‘observação de casos’ e nem mesmo poderiam se aproximar do conceito hodierno de ‘teoria’ no modelo científico, porque lhe falta o principal pilar: a comprovação cientifica do ‘homossexualismo’ como sendo oriundo de disposição genética (leia a matéria AQUI).

          Mas voltemos ao tema em tela.  O que se discute no Brasil, e que na França (berço da revolução iluminista e dos direitos humanos) levou mais de 1,4 milhão de pessoas às ruas na semana passada, é essa exacerbada disposição legal de representantes extremistas desse grupo, de fazerem impor seus desígnios por meio de leis, sem uma prévia e ampla discussão com a sociedade. A Teoria Zetética do Direito foi ignorada na França, no Brasil e em diversos outros países, e o que se percebeu de lá pra cá, foi mais imposição legal que dialética, daí a insatisfação.

          Sou pastor evangélico, mas tenho muitos amigos gays, os respeito, e desejo que sejam felizes e que sejam ampliados os seus direitos, o que não concordo é com imposição  de privilégios normativos e inconstitucionais, que os desnivelem de outras minorias e da maior parte da população brasileira. A questão é que essa marcha de ampliação legalista passa, imprescindivelmente, pela desconstituição de conceitos consuetudinários atinentes à organização familiar, como a instituída pela Bíblia em seus princípios, fundamentos, normas, leis, e até mesmo, o arquétipo nuclear, resguardado pela CF em seu art. 5º § 3º, que assim dispõe: “A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado (...) Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar(...)”. O casamento sempre foi uma aliança entre um homem e uma mulher, ordenada por sua natureza à procriação e educação dos filhos, assim como à unidade e bem-estar dos cônjuges e essa é a nossa posição. Temos também o direito à tão propalada  liberdade de expressão, de pensamento, de manifestação, assim como a liberdade de convicção política, ideológica e religiosa, assegurados pela carta magna, de nos posicionarmos, contestarmos e redarguimos sobre nossa posição contrária à tudo isso. E é exatamente, essa mesma liberdade, que lhes gera uma crise de compreensão sobre esse nosso posicionamento.

          Daí podemos chegar até o epicentro de toda essa discussão, a ascensão à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, do Pr Marco Feliciano. O que se viu nos últimos 30 dias foi uma verdadeira execração pública desse pastor, motivada não por todos os homossexuais, mas de um pequeno grupo: os ativistas. Eles querem criar um ‘rascunho’ rabiscado pela intolerância, promovendo um verdadeiro prejulgamento. Textos fora do contexto, ‘frases soltas’, vídeos editados, enfim uma enxurrada de achincalhamentos contra alguém que sempre teve como principal bandeira, a proteção pelos alicerces da família e dos princípios cristãos. A reverberação mal concebida das vozes que vociferavam e deturpavam fatos, inverteram “falas”, acrescentaram e diminuíram fatos, tudo a seu bel prazer, e sempre com um foco: retirá-lo a qualquer custo do posto ao qual foi assunto legitimamente pela via regimental.

          A mixórdia se difundiu pelas redes sociais, onde significativa parte dos usuários, apenas se preocupou em multiplicar, ‘curtir’,’compartilhar’ e ‘publicar’ os factoides  sem sequer ter o cuidado de analisar a fidedignidade da fonte. A noção de aversão e alijamento foi sendo implantada às avessas, sem direito à contraditório e ampla defesa, aliás sem sequer dá-lhe mais de possibilidade de contra argumentação, dada a onda detratória que se espalhou Brasil afora. O pior prejulgamento é o que está sendo feito por parte da sociedade, motivada por falsas informações propaladas por esse grupo representativo detrator, que encontrou na grande mídia nacional e no atual governo, seus ‘fieis escudeiros’. O escopo é patente, e só não enxerga quem não quer. É um jogo que visa retirar empecilhos do caminho, para deixar livre a passagem, para que todas as proposituras sejam aprovadas sem dialética sem contestação, sem o crivo da zetética, e tudo na base da imposição legal.

          Semana passada vimos um manifestante do movimento pró-LGBT subir sobre a mesa da Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara para protestar  e enfurecido, tomado de um descontrole e citando palavras de ordem, desmoralizar o presidente da comissão diante da imprensa e de todos os presentes, que pávidos assistem a tudo. Certamente não é essa democracia que queremos ver. A visão de opinião, tolerância e democracia é sempre a que ele querem em relação à nós, quando isso se inverte, é logo “rotulado” como homofobia, é que se tem visto nas redes sociais. Apesar de juridicamente não existir no Brasil o "crime de homofobia", o presidente da comissão de direitos humanos da câmara já foi acusado, condenado, sentenciado. Só que na fase de execução surgiram fortes aliados para buscar a sua ‘clemencia’. Gente que durante décadas nunca se preocupou com política. São mais de 42 milhões de evangélicos que despertaram para a atual situação. Por isso é importante frisar, e até “agradecer” aos ativistas por terem promovido esse despertamento político nacional desse povo. O consectário de tudo isso vai ser visto em 2014, quando a bancada evangélica e pró-família, deve triplicar.

          Para finalizar, quero uma resposta. A pergunta que quero ver respondida é: onde estavam todos esses manifestantes quando os dois mensaleiros condenados do PT e uma ‘figura folclórica’ do PP, tomavam posse na maior comissão da Câmara? É essa capacidade de alguns ativistas de transformar uma opinião em crime, de "satanalizar" alguém por suas opiniões contrárias, que nos provam o quanto a democracia ainda tem de amadurecer. Essa incapacidade de dialogar sem partir para o vitupério, é que tem emperrado a engrenagem da democracia. Espero ver um maior diálogo entre esses dois grupos, e que a maior vencedora em tudo isso seja a democracia.


Gesiel de Souza Oliveira, nascido, criado, formado e casado em Macapá. É graduado em Direito e Geografia pela Universidade Federal do Amapá, blogueiro, twitteiro  (www.drgesiel.blogspot.com) teólogo, escritor, professor de faculdades de Ciências Jurídicas, Presidente da Associação dos Oficiais Justiça/AP-AOJAP (www.aojap.blogspot.com). Trabalha como Oficial de Justiça-Avaliador do TJAP, Professor de Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal Especial, foi professor de Geografia Geral, do Brasil e Amapá em diversas Escolas, pré-concursos e pré-vestibulares, autor das obras:"Sinopse histórico-geográfica do Amapá", "Os que confiam no Senhor", "Curiosidades bíblicas", "Esboços de sermões e pregações", "Coletânea de ilustrações que edificam",(baixe todos livros AQUI) é também Pastor vice-presidente da segunda maior Igreja Evangélica do Amapá, Assembléia de Deus Zona Norte de Macapá, hoje com 82 congregações no AP, PA e França - www.adzonanorte.blogspot.com e vice-presidente da COMADEZON (Convenção Estadual da ADZN) além de professor da EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus do Brasil). Superintendente da Escola Bíblica Dominical da Assembleia de Deus Zona Norte de Macapá. Casado e pai de 3 filhos. Siga-me no Twitter: @PrGesiel_ e no  Facebook : Gesiel Oliveira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

  No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022).  Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chaga

Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão fundada por Gunnar Vingren, anuncia filiação na CADB.

E a CADB não para de crescer. Hoje pela manhã outra renomada liderança nacional  também anunciou sua chegada a CADB. Trata-se do Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão. Um ministério que foi fundado pelo Missionário Sueco Gunnar Vingren em 1924, sendo portanto um dos campos mais antigos do Brasil. A igreja de São Cristóvão tem dezenas de congregações e centenas e pastores que agora vão somar com os milhares que compõem a nova convenção nacional. O Pr Jessé Maurício é filho do saudoso Pr. Tulio Barros. Ontem a antiga sede da Assembleia de Deus de São Cristovão foi reinaugurada, agora como nova sede da CADB para atender ministros do Rio de Janeiro, Sudeste e restante do Brasil. Além de ser um local emblemático para a denominação, onde  funcionará: 1) Extensão do Museu Histórico Nacional da Assembleia de Deus. 2) Centro de Convenções da Assembleia de Deus. 3) Centro de Formação e Treinamento Pastoral Atendimento – Convenção da Assembleia de Deus do Brasil