Pular para o conteúdo principal

Entenda os detalhes que levaram ao surgimento da CADB, que tem tudo para se tornar a maior convenção do Brasil


A era do pastor José Wellington (Pai), na presidência da CGADB, teve duração ininterrupta de quase três décadas. 

Entenda porque a Assembleia de Deus como você conhece não existirá em 2018
Bispo Manoel Ferreira, Pastor Samuel Câmara e Pastor Wellington Bezerra

Em 2018, a igreja que inspirou a imensa maioria de outras denominações, estará voltando às suas origens. Pelo menos essa é propaganda que tem feito o pastor Samuel Câmara, presidente da CADB (Convenção da Assembleia de Deus no Brasil).

Pra entender o que irá mudar, você precisa antes conhecer um pouco dessa história e da relação do Pastor Samuel Câmara com a Assembleia de Deus.

Conhecendo a história
Samuel Câmara é o pastor presidente da Assembleia de Deus em Belém do Pará, considerada a “igreja mãe”. A AD de Belém, foi a primeira igreja fundada pelos desbravadores missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, quando chegaram ao Brasil em 1910.

Foi de lá que surgiu a igreja que logo se espalharia pelo norte, nordeste e chegaria ao sudeste através do Rio de Janeiro, então capital da República, em 1922.

A igreja acabou se tornando um grande referencial de homens e mulheres comprometidos com a verdade. Homens piedosos e honestos e mulheres sem vaidades. Esses fatos logo se tornariam a grande característica dos “assembleianos”, (Nome dado aos membros da Assembleia de Deus).

Tudo cresceu ainda mais, quando em meados da década de 1920, o filho de um general do exército se converteu. Ele se chamava Paulo Leivas Macalão, e nos anos seguintes, se tornaria uma das principais autoridades da Assembleia de Deus em todo o país.

Músico, Macalão passou a traduzir canções italianas e nordicas, trazidas pelos missionários Daniel e Gunnar, que mais tarde passaram a compor a popular e quase obrigatória “harpa cristã”. Para se ter uma ideia da influência dele nessa área, a harpa cristã tem 640 hinos, desses, Paulo Leivas Macalão compôs 469.

Em 1930, surgia a CGADB (Convenção Geral das Assembleia de Deus no Brasil), embora ela só tenha sido registrada oficialmente em 1946, no Rio de Janeiro. A essa altura, Paulo Leivas Macalão se estabelecia na cidade do Rio de Janeiro e em todo o estado, com o impeto de abrir congregações.

+ Mais um pastor da Assembleia de Deus morre de forma trágica

Depois da Morte de Paulo Leivas em 1982, O hoje bispo Manoel Ferreira, que já tinha uma grande influência na Assembleia de Deus, continuou na liderança da igreja no Rio de Janeiro, e a história conta que ele não seguia as regras estabelecidas pela CGADB.

Isso incomodou tanto a convenção na época, que em 1989 foi convocada uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária), na cidade de Salvador na Bahia. A diretoria deliberou pelo afastamento do então pastor Manoel Ferreira e os pastores que ele liderava, até que eles aceitassem obedecer as regras da CGADB.

Eles simplesmente ignoraram a CGADB e se viram livres para fundar a sua própria convenção. Nascia em 1989 a Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil — Ministério de Madureira (CONAMAD). Essa foi a primeira grande divisão da Assembleia de Deus em toda a sua existência.

A partir dai, outros pastores de menor relevância foram se desligando, mas nada tão significativo para a convenção.

A era José Wellington
Em 1990, o pastor José Welington Bezerra, à época com 56 anos, era eleito pela primeira vez a presidência da CGADB. Ele foi reeleito em 1995, 1997, 1999, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015. Sendo substituído pelo seu filho, José Wellington Costa Junior (64). Por tanto, a era do pastor José Wellington (Pai), na presidência da CGADB, teve duração ininterrupta de 25 anos.

Para se ter uma ideia, a ditadura militar durou 21 anos, quatro anos a menos que o tempo que o pastor José Wellington esteve a frente da convenção.

Silas Malafaia se desliga da CGADB
Em 2010 o pastor Silas Malafaia anunciou durante o seu programa na Band, a sua renuncia ao cargo de primeiro vice-presidente da CGADB, e fez diversas insinuações sobre sua saída, deixando sub-entendido que tudo seria motivado devido a problemas internos com a presidência.

A rigidez e mão de ferro com que Wellington conduziu a igreja, fez com que diversos nomes importantes, acabassem seguindo voluntariamente o exemplo de Malafaia.

CONAMAD cresce
Enquanto a briga pelo poder se mantinha como principal foco da liderança da CGADB, a CONAMAD crescia ainda mais. Nesse período, O pastor Samuel Ferreira, um dos filhos do bispo Manoel Ferreira, ganhou ainda mais espaço e liberdade para atuar como bem entendesse. Criou uma igreja moderna e sem nenhum problema com maquiagens e joias. Isso fez tanta diferença, que a própria CGADB passou a se tornar maleável com relação a usos e costumes.

O bispo Manoel Ferreira foi consagrado a Bispo Primaz vitalicio e seu filho Samuel, foi consagrado a bispo recentemente.

Em 2003 uma pesquisa apontou que a CGADB tinha 3,5 milhões de membros, enquanto a CONAMAD já contava com mais de 2 milhões.

CGADB e CONAMAD nunca mais se uniram, mas também, não se atacaram. Aprenderam a conviver respeitando cada um o limite da outra. Escolheram compartilhar o poder ao invés de tentar se digladiar na divisão dele.

Briga judicial
Durante os 25 anos em que o pastor José Wellington esteve no poder da CGADB, várias eleições ocorreram e muitas delas inclusive, foram denunciadas por suspeita de fraude.

Entre essas eleições, o pastor Samuel Câmara tentou vencer a disputa e acabou derrotado nas urnas por Welingtom. Começava ai, uma novela quase interminável. Câmara foi expulso da convenção, reuniu pastores aliados e acabou fazendo manifestações exigindo sua reintegração, depois ele entrou na justiça  e acabou conseguindo ser reintegrado a CGADB. Mais tarde, através de uma liminar, a justiça decidiu em favor da CGADB e Samuel Câmara perdeu novamente.

Depois ele se candidataria novamente e enfrentaria José Wellington de novo, e mais uma vez perderia as eleições.

Como diria o sábio, “O peixe apodrece pela cabeça”, e enquanto a CGADB mantinha as atenções focadas em brigas internas pelo poder, as milhares de igrejas espalhadas pelo país sofria com a mão de ferro de José Wellington. Os acordos que acabavam beneficiando pastores que cometiam adultério ou cometiam um grave erro administrativo, e punia os pastores que não concordava com a liderança da CGADB.

Ao perceber que não iria participar do time da CGADB e finalmente poder jogar esse jogo, Samuel Câmara decidiu montar seu próprio time. E a partir dai, surgiu a CADB (Convenção da Assembleia de Deus no Brasil).

A CADB
O surgimento da CADB caiu como uma bomba no colo do filho do pastor José Wellington, o José Welington Junior. Isso porque, ele já estava preparado para continuar o legado do pai por pelo menos mais 20 anos.

Acontece que Samuel Câmara encontrou não apenas um terreno fértil, mas a plantação pronta para a colheita. Com menos de 30 dias de inaugurada, a CADB já possui mais de 10 mil pastores filiados. De onde você acha que vem esses pastores? Claro, da CGADB.

A todo instante grandes presidentes estaduais anunciam seu desligamento da CGADB e anunciam que estarão se convencionado a CADB.

Qual a grande diferença?
A grande proposta da CADB, é levar a Assembleia de Deus de volta  as suas origens. Isso não quer dizer que as igrejas terão que voltar a proibir e disciplinar os membros que usarem maquiagem e coisas assim. A proposta é voltar a proposta inicial de levar a palavra, investir em missões, ajudar os pastores necessitados e não prende-los em um jugo insustentável.

Isso fica literal, quando voltamos ao início desse artigo e lembramos que Samuel Câmara é pastor da Assembleia de Deus mãe, aquela fundada pelos próprios Daniel Berg e Gunnar Vingren em Belém do Pará, há pouco mais de 100 anos.

A grande diferença que está bem evidente, é que a CADB passa a ordenar mulheres em todas as funções. Sim, essa é uma coisa que você achou que nunca veria na Assembleia de Deus, certo?

CGADB em desespero
Não é exagero dizer que a diretoria da CGADB está desesperada. Se você acessar o site oficial da convenção, verá que tem uma mensagem bem clara e explicita aos pastores convencionados.

Você não leu errado esse comunicado, eles de fato estão dificultando a forma dos pastores se desligarem da convenção. Pedem que comunique individualmente por escrito, como forma de intimidar o pastor a sair.

A Assembleia de Deus em 2018 não será a mesma
Essa simples mudança nas regras, que possibilita a ordenação de mulheres ao ministério, irá mudar de uma vez por todas a igreja Assembleia de Deus. Na corrida pelo poder, e no interesse de oferecer ainda mais vantagens, é quase certo que, tanto a CGADB como a CONAMAD, irão seguir a CADB e também passarão a ordenar mulheres. Dai em diante, cada uma das convenções passarão a oferecer mais atrativos que possam atrair mais convencionados, duvída disso?

Se você é membro da Assembleia de Deus ligada a CGADB, fique atento (a), porque é bem possível que seu pastor esteja estudando a possibilidade de migrar para a CADB nesse momento.

Em São Paulo por exemplo, A CADB já recebeu o apoio da ADSA Brasil, um ministério com centenas de igrejas, e que marca a entrada da convenção em um importante estado.

Thalita Guedes Fontes

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

  No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022).  Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chaga

Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão fundada por Gunnar Vingren, anuncia filiação na CADB.

E a CADB não para de crescer. Hoje pela manhã outra renomada liderança nacional  também anunciou sua chegada a CADB. Trata-se do Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão. Um ministério que foi fundado pelo Missionário Sueco Gunnar Vingren em 1924, sendo portanto um dos campos mais antigos do Brasil. A igreja de São Cristóvão tem dezenas de congregações e centenas e pastores que agora vão somar com os milhares que compõem a nova convenção nacional. O Pr Jessé Maurício é filho do saudoso Pr. Tulio Barros. Ontem a antiga sede da Assembleia de Deus de São Cristovão foi reinaugurada, agora como nova sede da CADB para atender ministros do Rio de Janeiro, Sudeste e restante do Brasil. Além de ser um local emblemático para a denominação, onde  funcionará: 1) Extensão do Museu Histórico Nacional da Assembleia de Deus. 2) Centro de Convenções da Assembleia de Deus. 3) Centro de Formação e Treinamento Pastoral Atendimento – Convenção da Assembleia de Deus do Brasil