Pular para o conteúdo principal

Tempo. Texto extraído do Livro: “Os que confiam no Senhor” do Pr Gesiel de Souza Oliveira.

                              


                               Se formos analisar com calma o tempo, vamos verificar que ele não tem divisão, é uno, constante e ininterrupto, e foram os homens que o particionaram para facilitar e organizar  a sua vida em sociedade. O tempo corre diferente, há pessoas que o vêm passar mais lento, outros mais rápido, há aqueles que nem o vêm passar. Se formos perguntar o que as pessoas acham do tempo, veríamos que uma hora de tempo, para quem está preso, corre num ritmo diferente, por exemplo em relação a um professor. Uma hora  para quem está feliz, corre diferente de quem está depressivo. Uma semana passa rápido demais para um trabalhador atarefado, mas para quem está doente em uma cama, o tempo corre muito devagar. 

                               Você já parou para pensar que não pode acrescentar ou diminuir um “palmo” ao tempo? Que você está ligado ao espaço-tempo, e dele não é seu senhor. Que apesar de não poder escolher, nem retirar fatos que aconteceram, pode desejar novas rotas para o seu caminho a partir daqui. Na correria do dia-a-dia, acordamos cedinho, saímos às pressas, não percebemos a beleza da vida que acontece lá fora, pelo do vidro do carro ou do ônibus. Acorda, corre, vai, volta e dorme. Isso se repete constantemente na vida de milhões de pessoas, e que sem se aperceberem, envelhecem, perdem boas oportunidades, cancelam novos sonhos, deixam de ir além, se acomodam.

                               O tempo é implacável. Ele não espera as nossas reuniões ou correria diária. O primeiro cabelo branco chega, o filho está distante, tua esposa(o) reclama de falta de atenção, sua família está se desintegrando paulatinamente, e o tempo vai passando. Pessoas que resolveram se ligar no “piloto automático” sendo indiferentes aos pequenos problemas de hoje, que amanhã se transformarão nos seus grandes problemas. A felicidade não vem ao teu encontro, você deve buscá-la. E ter iniciativa é sempre o maior desafio nos dias de hoje. Muitas vezes fico a me perguntar como seria o nosso mundo se muitos eventos históricos não tivessem ocorrido ou tivessem ocorrido de forma diferente? Estamos vinculados ao espaço-tempo, e somos reflexos de consequencias e “matéria-prima” para o futuro? Somos realmente resultados de nossas escolhas, ou há uma força maior que orienta nosso destino? Como nosso mundo estaria hoje configurado se os grandes eventos históricos da humanidade tivessem ocorrido de forma diferente?

                               Se fizermos um pouco de esforço mental, tentaríamos imaginar como nosso mundo seria se as grandes navegações não tivessem alcançado o continente americano? Se o homem não tivesse chegado à lua em 1969? Se o Enola Gay não tivesse lançado a bomba atômica sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945? Se os ataques às torres gêmeas e os atentados terroristas não tivessem ocorrido em 2001? Se Roberto Baggio tivesse feito o gol na final da copa de 1994? Se o Brasil não tivesse perdido a final da copa do mundo para o Uruguai em 1950? Enfim, nossa vida é feita de atos, fatos e consequências e disso não podemos nos desprender.



                               Nosso presente é um complexo temporal interessante, senão vejamos: o anteontem de depois de amanhã é igual ao amanhã de ontem, ou seja o hoje, e não é a toa que ele é chamado de “presente”, devemos aproveitar da melhor forma possível esse “presente” que recebemos todos os dias, pois há muita vida ao nosso redor, mas poucos que realmente vivem, a maioria só existe. Seu passado é inalterável, seu futuro é uma tela que está sendo pintada pelo pincel do presente, e cabe à cada um de nós escolher a arte que ali será pintada, e apesar de não sabermos os detalhes, podemos pelo menos rascunhar a intenção. Reinvente sua vida, acredite que um dia, alguém entregou a sua própria vida pela sua, por amor à toda humanidade. Passe a ver a vida de um outro ângulo. Mas para isso é necessário quebrar paradigmas, alterar essa “rota de colisão” que vive a sua vida hoje. Viva com intensidade, mas sem esquecer que você é resultado das escolhas que você faz.


Pr Dr Gesiel de Souza Oliveira 
Pastor Vice presidente da AD Zona Norte de Macapá
Bacharel em Direito,Geógrafo,Teólogo, Prof de Direito 
Penal, Escritor e Oficial de Justiça no TJAP.
Twitter: @PrGesiel_
Face: Gesiel Oliveira 
e-mail: gesiel.oliveira78@gmail.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

  No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022).  Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chaga

Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão fundada por Gunnar Vingren, anuncia filiação na CADB.

E a CADB não para de crescer. Hoje pela manhã outra renomada liderança nacional  também anunciou sua chegada a CADB. Trata-se do Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão. Um ministério que foi fundado pelo Missionário Sueco Gunnar Vingren em 1924, sendo portanto um dos campos mais antigos do Brasil. A igreja de São Cristóvão tem dezenas de congregações e centenas e pastores que agora vão somar com os milhares que compõem a nova convenção nacional. O Pr Jessé Maurício é filho do saudoso Pr. Tulio Barros. Ontem a antiga sede da Assembleia de Deus de São Cristovão foi reinaugurada, agora como nova sede da CADB para atender ministros do Rio de Janeiro, Sudeste e restante do Brasil. Além de ser um local emblemático para a denominação, onde  funcionará: 1) Extensão do Museu Histórico Nacional da Assembleia de Deus. 2) Centro de Convenções da Assembleia de Deus. 3) Centro de Formação e Treinamento Pastoral Atendimento – Convenção da Assembleia de Deus do Brasil