Pular para o conteúdo principal

Luto na Assembleia de Deus: Pastor Gilberto Marques de Souza falece aos 81 anos



Ouça o artigo ao invés de ler

A noite de sexta-feira, 22 de março de 2024, foi marcada por uma grande perda para a comunidade evangélica brasileira. O pastor Gilberto Marques de Souza, presidente da Convenção de Ministros e Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus do Pará (COMIADEPA) e vice-presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), faleceu aos 81 anos, em Belém, após complicações de um quadro de pneumonia.

Nascido em 1943, na cidade de Igarapé-Açu, no Pará, o pastor Gilberto Marques dedicou sua vida à fé e ao serviço religioso. Sua trajetória ministerial iniciou-se em 1979, quando foi ordenado pastor auxiliar da Assembleia de Deus em Icoaraci, Belém. Desde então, sua liderança e compromisso com a obra de Deus o impulsionaram a diversos cargos de relevância dentro da Assembleia de Deus.

Ao longo de sua carreira, o pastor Gilberto Marques presidiu a Assembleia de Deus em Soure, no Marajó, e pastoreou igrejas em Igarapé-Açu, Capanema e Ananindeua. Em 1990 e 1999, integrou o Conselho Regional Norte da CGADB, e ocupou diversos cargos na Mesa Diretora da Convenção Geral, incluindo 1º secretário (1997) e 5º secretário (2003).

Em 2003, o pastor Gilberto Marques foi eleito presidente da COMIIADEPA, cargo que ocupava até o momento de seu falecimento. Sua liderança à frente da Convenção Paraense foi marcada por um crescimento exponencial do número de igrejas e fiéis, além da consolidação da COMIIADEPA como uma das mais influentes Convenções de Assembleias de Deus do Brasil.

No âmbito nacional, o pastor Gilberto Marques também desempenhou um papel fundamental na CGADB. Desde 2021, ocupava o cargo de 1º vice-presidente da Convenção Geral, ao lado do pastor José Wellington Costa Júnior. Sua vasta experiência e sabedoria ministerial o tornaram um líder respeitado e admirado por toda a comunidade evangélica brasileira.

O falecimento do pastor Gilberto Marques deixa um vazio imenso na Assembleia de Deus e em todo o mundo evangélico. Sua liderança exemplar, seu compromisso com a evangelização e seu amor pelas almas serão sempre lembrados.

Legado de fé e compromisso

O pastor Gilberto Marques deixa um legado de fé, compromisso e amor ao próximo. Sua vida e obra foram dedicadas à expansão do Reino de Deus e ao cuidado das ovelhas. Sua liderança firme e visionária inspirou milhares de pessoas a seguirem a Cristo e a se dedicarem ao serviço ministerial.

Mensagens de pesar

Após a notícia do falecimento do pastor Gilberto Marques, diversas autoridades e líderes religiosos manifestaram suas condolências. O pastor José Wellington Costa Júnior, presidente da CGADB, lamentou a perda e destacou o legado do pastor Gilberto Marques: "Um líder íntegro, dedicado e visionário. Sua partida deixa um vazio imenso, mas sua memória e seu legado jamais serão esquecidos".

O deputado federal Olival Marques, filho do pastor Gilberto Marques, também se manifestou em suas redes sociais: "Meu pai, meu herói, meu exemplo. Agradeço a Deus por ter me dado o privilégio de ser seu filho. Te amo, pai. Descanse em paz".

Cerimônia fúnebre

O velório do pastor Gilberto Marques será realizado no templo da Assembleia de Deus em Belém, a partir das 8h da manhã deste sábado (23). O sepultamento está previsto para às 16h, no Cemitério Max Domini, na BR 316 em Marituba.

O legado do pastor Gilberto Marques continuará vivo na memória de todos que o conheceram e admiraram. Sua vida e obra são um exemplo de fé, compromisso e amor ao próximo.

Informações adicionais:

Data de nascimento: 1943
Local de nascimento: Igarapé-Açu, Pará
Data de falecimento: 22 de março de 2024
Local de falecimento: Belém, Pará
Causa do falecimento: Pneumonia
Cargo na COMIIADEPA: Presidente
Cargo na CGADB: 1º vice-presidente
Data de início da presidência da COMIIADEPA: 2003
Fontes:

Fontes:
Site da COMIIADEPA
Site da CGADB
Diário do Pará


Gesiel de Souza Oliveira, tem 45 anos, é casado, pai de 3 filhos, Amapaense, Palestrante, Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Amapá, Pós-graduado em Docência e Ensino Superior, Pós Graduado em Direito Constitucional, Professor de Geopolítica Mundial, Geógrafo, Bacharel em Direito, Escritor, Teólogo, Pastor Evangélico, Professor de Direito Penal e Processo Penal, Fundador e Presidente Internacional da APEBE – Aliança Pró-Evangélicos do Brasil e Exterior.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

  No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022).  Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chaga

Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão fundada por Gunnar Vingren, anuncia filiação na CADB.

E a CADB não para de crescer. Hoje pela manhã outra renomada liderança nacional  também anunciou sua chegada a CADB. Trata-se do Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão. Um ministério que foi fundado pelo Missionário Sueco Gunnar Vingren em 1924, sendo portanto um dos campos mais antigos do Brasil. A igreja de São Cristóvão tem dezenas de congregações e centenas e pastores que agora vão somar com os milhares que compõem a nova convenção nacional. O Pr Jessé Maurício é filho do saudoso Pr. Tulio Barros. Ontem a antiga sede da Assembleia de Deus de São Cristovão foi reinaugurada, agora como nova sede da CADB para atender ministros do Rio de Janeiro, Sudeste e restante do Brasil. Além de ser um local emblemático para a denominação, onde  funcionará: 1) Extensão do Museu Histórico Nacional da Assembleia de Deus. 2) Centro de Convenções da Assembleia de Deus. 3) Centro de Formação e Treinamento Pastoral Atendimento – Convenção da Assembleia de Deus do Brasil