Pular para o conteúdo principal

A Terceira Guerra Mundial é realmente um risco iminente? - Por Gesiel Oliveira

 

Ouça o artigo ao invés de ler
Nos meandros turbulentos da geopolítica global, os sinos da guerra ressoam perigosamente mais uma vez, ecoando uma sombra ameaçadora sobre a humanidade. O mundo segura a respiração enquanto as tensões atingem níveis inquietantes, lançando-nos perigosamente à beira de um precipício catastrófico: a Terceira Guerra Mundial.

O palco deste iminente conflito é vasto e complexo, com diversos atores desempenhando papéis perigosos. Na Europa, a crise na Ucrânia é o epicentro de uma potencial erupção global. O crescente antagonismo entre a Rússia e o Ocidente, exacerbado pela anexação da Crimeia em 2014, atingiu novos patamares com o recente atentado terrorista em Moscou. Esta ação violenta inflama ainda mais os ânimos já exaltados, aumentando os riscos de uma escalada militar.

Por que o EI é inimigo da Rússia?

O Estado Islâmico (EI) e a Rússia têm uma relação hostil marcada por conflitos ideológicos e geopolíticos. Historicamente, o EI vê a Rússia como um adversário devido ao apoio russo ao governo sírio de Bashar Al-Assad, um regime que o EI tentou derrubar. A Rússia, por sua vez, tem combatido o EI e outros grupos extremistas na Síria como parte de sua campanha para reforçar Assad e manter sua influência na região1.

A hostilidade entre o EI e a Rússia também é alimentada pelas ações russas em outras áreas de conflito, como a Chechênia e o Afeganistão, onde o EI acusa a Rússia de perseguir muçulmanos e interferir em assuntos islâmicos1. Além disso, o EI tem como objetivo estabelecer um califado global, o que colide diretamente com os interesses nacionais da Rússia e de sua política externa.

O recente atentado em Moscou é um exemplo trágico dessa inimizade. O ataque, reivindicado pelo EI, ocorreu em uma casa de shows e resultou em um número de mais de 133 vítimas fatais e dezenas de feridos. Este ato foi interpretado como uma mensagem direta ao governo russo e uma tentativa de desestabilizar a sociedade russa, além de ser uma retaliação pelas ações militares russas contra o EI em territórios estrangeiros.

A complexidade dessa relação é agravada pela atual guerra na Ucrânia, com a Rússia acusando a Ucrânia de estar por trás do ataque, apesar da reivindicação do EI. Isso demonstra como o terrorismo pode ser usado como uma ferramenta política, complicando ainda mais o cenário internacional.

Outros fatores de agravamento das tensões

Além disso, a aliança entre Rússia, China, Irã e Coreia do Norte forma um bloco perigosamente formidável em termos bélicos e nucleares, cujas ambições e interesses convergem em desafio à hegemonia ocidental. O espectro de uma guerra nuclear paira sobre nós, como uma espada de Dâmocles, enquanto os arsenais nucleares destas potências permanecem prontos para serem desencadeados a qualquer momento.

Contudo, as tensões não se limitam ao leste europeu. Na América Latina, a disputa territorial entre Venezuela e Guiana pelo Território Essequibo inflama rivalidades históricas, alimentando a chama da instabilidade regional. Lembrando que a Venezuela é aliada da Rússia e da China. Enquanto isso, no extremo oriente, o risco iminente de uma invasão chinesa em Taiwan ameaça desencadear uma reação em cadeia de proporções apocalípticas.

No entanto, enquanto o mundo mantém a respiração suspensa, devemos permanecer vigilantes e comprometidos com a preservação da paz. Pois, em um mundo à beira do abismo, a menor faísca pode desencadear um incêndio que consumirá tudo em seu caminho. O destino da humanidade está em nossas mãos, e é imperativo que escolhamos o caminho da razão e da cooperação sobre o precipício da destruição total.

Aliança perigosa

A aliança entre Rússia, China, Irã e Coreia do Norte é um fator que aumenta o risco de uma guerra nuclear. Se um desses países for atacado, os outros podem entrar em guerra em sua defesa, o que pode levar a uma escalada rápida e incontrolável. O risco de uma guerra nuclear é real e não deve ser subestimado. As armas nucleares são extremamente poderosas e podem causar a morte de milhões de pessoas em um curto período de tempo. Uma guerra nuclear teria consequências devastadoras para o planeta inteiro.

Crise dos mísseis em Cuba

O mundo nunca esteve tão próximo de uma guerra nuclear como durante a crise dos mísseis em Cuba em outubro de 1962. Naquela época, em plena Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética estavam à beira de um conflito nuclear por causa da instalação de mísseis soviéticos em Cuba. A crise só foi resolvida no último minuto, mas serve como um lembrete de como a guerra nuclear pode ser desencadeada por imprudência na condução de material bélico e ausência de diálogo e diplomacia.

O que podemos fazer?

É importante que os líderes mundiais dialoguem e busquem soluções pacíficas para os conflitos em curso. A comunidade internacional deve se unir para evitar que o mundo mergulhe em uma guerra nuclear. A Terceira Guerra Mundial não é inevitável, mas é um risco real que deve ser levado a sério. Todos nós temos a responsabilidade de fazer a nossa parte para evitar essa catástrofe.

Dados e Curiosidades

O mundo possui cerca de 13.400 armas nucleares. As bombas nucleares usadas em Hiroshima e Nagasaki mataram cerca de 200.000 pessoas instantaneamente. Uma guerra nuclear poderia causar a morte de até 1 bilhão de pessoas. A radiação liberada por uma guerra nuclear poderia contaminar o planeta por décadas e até séculos a depender da quantidade e do tipo de material radioativo nuclear utilizado.

Comparação entre o poder bélico

Espada de Dâmocles

À medida que os eventos se desenrolam, o papel dos Estados Unidos e da OTAN emerge como um fator crítico na equação global. Qualquer movimento imprudente por parte destas potências em resposta aos desafios representados pela aliança liderada por Rússia e China pode precipitar um cataclismo de proporções inimagináveis. Os EUA, como líder indiscutível do mundo ocidental, enfrentam uma encruzilhada perigosa. Uma intervenção direta em conflitos regionais, como a crise na Ucrânia ou a potencial invasão de Taiwan pela China, pode ser interpretada como um ato de agressão pelas potências rivais. Tal provocação poderia desencadear uma reação em cadeia, arrastando consigo aliados e adversários em um turbilhão de violência incontrolável.

Xadrez perigoso

Da mesma forma, a OTAN, uma aliança militar formada para garantir a segurança coletiva dos países membros, enfrenta o desafio de equilibrar a defesa de seus interesses com a prevenção de uma escalada desastrosa. Uma resposta militar coordenada a ameaças percebidas pode rapidamente evoluir para um confronto direto com a Rússia e a China, desencadeando assim a tão temida Terceira Guerra Mundial. Neste contexto de tensão extrema, cada movimento político e militar é uma faca de dois gumes, com o potencial de cortar a fina linha que separa a paz da destruição. O mundo observa com apreensão enquanto os líderes globais navegam por esta tempestade geopolítica com mãos trêmulas e mentes cautelosas.

No entanto, há uma esperança frágil e tênue entre as sombras da incerteza. A diplomacia persistente e o diálogo contínuo podem oferecer uma saída deste impasse mortal. O engajamento construtivo entre todas as partes interessadas, acompanhado de um compromisso genuíno com a resolução pacífica de disputas, é essencial para evitar o abismo iminente.

Enquanto o mundo segura a respiração, torcemos para que a razão prevaleça sobre a bravata, e que a história não repita os graves erros sangrentos do passado. Pois, nas encruzilhadas da história, o destino da humanidade é decidido pelos atos corajosos ou pelas falhas trágicas daqueles que detêm o poder. Que escolhamos sabiamente, pois as consequências de nossas ações ecoarão através das eras, moldando o destino de gerações por vir. 




Gesiel de Souza Oliveira
, tem 46, é casado, pai de três filhos, amapaense, palestrante, Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Amapá, Pós-graduado em Docência e Ensino Superior, Pós Graduado em Direito Constitucional, Professor de Geopolítica Mundial, Geógrafo, Bacharel em Direito, Escritor, Teólogo, Pastor Evangélico, Professor de Direito Penal e Processo Penal, Fundador e Presidente Internacional da APEBE – Aliança Pró-Evangélicos do Brasil e Exterior.



Fontes:
1-Orçamentos militares: https://www.sipri.org/visualizations/2023/top-15-military-spenders-2022
2-Pessoal militar: https://www.iiss.org/events/2023/02/the-military-balance-2023-launch/
3-Carros de combate: https://www.globalfirepower.com/countries-listing.php
4-Aeronaves: https://www.flightglobal.com/reports/2023-world-air-forces-directory/151088.article
5-Navios de guerra: https://en.wikipedia.org/wiki/Blue_force_tracking
6-Armas nucleares: https://nuke.fas.org/cochran/nuc_84000001a_01.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 40 balneários mais lindos do Amapá e descubra como chegar até eles.

Hoje quero compartilhar com vocês algumas sugestões de balneários no Amapá. Com apoio do Vlog da  Deyse G. Lobato , você conhecerá lugares que nem imagina que existem aqui no nosso lindo Estado do Amapá. Acompanhe: 1) Cachoeira do Sucuriju:  Fica no distrito de Maracá, no Município de Mazagão. A cachoeira fica dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari - Resex Cajari - que é gerenciada pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.  Como chegar lá?  Fica localizada antes da comunidade de São Pedro, passando o Maracá, em um ramal entrando para a esquerda de quem vai no sentido Macapá-Laranjal do Jari, na Comunidade da Torre.  Passando a comunidade de Sororoca.  A Torre foi desmontada há algum tempo, mas todos os moradores das proximidades conhecem e sabem informar. Este espetáculo da natureza fica distante aproximadamente 5 km adentrando neste ramal. Vale a pena conhecer este lindo lugar. No período de  é o melhor período para para ver o esplendor da beleza desta que

Luto na igreja do Amapá: faleceu o Pr Oton Alencar.

  No início da tarde de hoje 19/07/2023, quarta-feira, recebemos a triste notícia do falecimento do Pr Oton Miranda de Alencar, aos 79 Anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele passou 45 anos na gestão efetiva da igreja. Foram 17 anos como Vice-Presidente do seu Pai Pr Otoniel Alves de Alencar (1962 a 1994). Com a morte do Pr. Otoniel Alencar, ocorrida no dia 28 de abril de 1994, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja que foi Pr. Oton Alencar, que presidiu a igreja a igreja até o 20/11/2022 em uma gestão que durou 28 anos (1994 a 2022).  Todas as outras grandes Assembleias de Deus surgiram a partir da Igreja A Pioneira, que passou a ser chamada também de Igreja-Mãe no Amapá. São exemplos: a Assembleia de Deus CEMEADAP (hoje presidida pelo Pr Lucifrancis Barbosa Tavares), a Assembleia de Deus Zona Norte (fundada e presidida até hoje pelo Pr Dimas Leite Rabelo), a Assembleia de Deus do Avivamento (presidida hoje pelo Pr Ezer Belo das Chaga

Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão fundada por Gunnar Vingren, anuncia filiação na CADB.

E a CADB não para de crescer. Hoje pela manhã outra renomada liderança nacional  também anunciou sua chegada a CADB. Trata-se do Apóstolo Jessé Maurício, presidente da histórica Igreja de São Cristóvão. Um ministério que foi fundado pelo Missionário Sueco Gunnar Vingren em 1924, sendo portanto um dos campos mais antigos do Brasil. A igreja de São Cristóvão tem dezenas de congregações e centenas e pastores que agora vão somar com os milhares que compõem a nova convenção nacional. O Pr Jessé Maurício é filho do saudoso Pr. Tulio Barros. Ontem a antiga sede da Assembleia de Deus de São Cristovão foi reinaugurada, agora como nova sede da CADB para atender ministros do Rio de Janeiro, Sudeste e restante do Brasil. Além de ser um local emblemático para a denominação, onde  funcionará: 1) Extensão do Museu Histórico Nacional da Assembleia de Deus. 2) Centro de Convenções da Assembleia de Deus. 3) Centro de Formação e Treinamento Pastoral Atendimento – Convenção da Assembleia de Deus do Brasil